Prova de vida se mantém suspensa para servidores públicos. Nessa semana, o governo federal informou que estará suspendendo a obrigação de atualização cadastral para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec). De acordo com o novo cronograma, a atividade só será retomada em junho.
Os segurados do INSS que estavam com seus cadastros em atraso foram convocados para retomar a realização da prova de vida. No entanto, a medida não será válida para todos, tendo em vista que os servidores públicos seguem sem a obrigatoriedade do procedimento até o dia 30 de junho.
Calendário da prova de vida para servidores
A decisão de suspensão foi anunciada nessa segunda-feira (24), através de publicação no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a medida permanece válida até 30 de junho, o que significa que durante esse período não poderá haver suspensão de salário.
No que diz respeito a publicação de um novo cronograma para este grupo, até o momento não há uma previsão exata. Espera-se de que o retorno da prova de vida ocorra em meados de julho, mas o poder público pode novamente suspender e adiar tal prazo.
É válido ressaltar, no entanto, que o adiamento da prova de vida não é válido para quem já estiver com o benefício suspensa. Isso implica dizer que os segurados que já tiveram os salários cortados anteriormente a pandemia não podem ainda reaver seus pagamentos.
Nesse caso é preciso entrar em contato com o INSS para a correção imediata do cadastro, sob a apresentação de um documento oficial com foto. A atividade inicialmente deve ser realizada em uma agência bancária, porém o cidadão deve contatar ao órgão para solicitar a liberação de seu salário.
Prova de vida para demais segurados
No caso dos brasileiros que não são servidores públicos, um novo cronograma para a execução da prova de vida já está em vigor. O grupo deve fazer o procedimento presencialmente ou online, seguindo as datas determinadas abaixo:
- Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
- Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
- Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
- Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
- Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
- Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
- Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.
Para saber mais sobre a prova de vida em 2021 clique aqui.