Banco do Brasil libera ferramenta online para prova de vida do INSS

Os clientes do Banco do Brasil (BB) que recebem benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram contemplados com uma nova ferramenta online para realizarem a prova de vida do INSS. O acesso pode ser feito pelo aplicativo do banco e está disponível desde o mês de março. 

Banco do Brasil libera ferramenta online para prova de vida do INSS
Banco do Brasil libera ferramenta online para prova de vida do INSS. (Imagem: FDR)

De acordo com o Banco do Brasil, além de facilitar o procedimento, promover comodidade e segurança para os beneficiários durante esta pandemia da Covid-19, há o reforço das medidas de isolamento e distanciamento ao evitar que os segurados se dirijam às agências bancárias.

A prova de vida do INSS no modelo online pode ser feita através da opção de “Serviços” no app do BB, situada na lateral da página. 

Em seguida, basta que o cliente clique em “INSS” e em “Prova de Vida do INSS”. O usuário deve estar ciente de que deverá anexar fotos de frente e verso do documento original de identidade com foto, além de uma selfie para garantir a identidade e concluir o procedimento. 

Os dados fornecidos serão analisados pela própria instituição bancária, a qual também permite que o cliente acompanhe todos os trâmites pelo aplicativo. Portanto, será possível saber se a prova de vida do INSS foi aprovada ou não, na segunda circunstância será preciso refazer todas as etapas. 

Lembrando que em caso de pendências quanto à prova de vida do INSS no decorrer do ano de 2020, será feito um comunicado para o segurado em questão, no intuito de regularizar a situação.

No caso dos beneficiários do instituto que não têm acesso ao aplicativo, o comunicado será feito pelos terminais eletrônicos de autoatendimento. 

Prova de vida do INSS

A prova de vida do INSS ou como também é conhecida, “renovação de senha” ou “fé de vida”, é um procedimento obrigatório para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os quais recebem os benefícios por conta corrente, poupança ou cartão magnético. 

Originalmente, o procedimento requer que o segurado compareça a uma das agências do banco responsável pelo pagamento do benefício, ou então, basta realizar o processo através de uma procuração. Conforme mencionado anteriormente, a prova de vida é de extrema importância para evitar fraudes e pagamentos indevidos.

O procedimento voltará a ser obrigatório a partir de junho deste ano. Vale ressaltar que a prova de vida do INSS foi suspensa por várias vezes desde o início da pandemia da Covid-19 em 2020.

O calendário para os segurados realizarem provarem que continuam vivos retornará gradativamente, visando evitar aglomerações nas agências bancárias. Veja:

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.