Servidores federais ganham novo prazo para prova de vida em 2021

Prova de vida se mantém suspensa para servidores públicos. Nessa semana, o governo federal informou que estará suspendendo a obrigação de atualização cadastral para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec). De acordo com o novo cronograma, a atividade só será retomada em junho.

Servidores federais ganham novo calendário para prova de vida em 2021
Servidores federais ganham novo prazo para prova de vida em 2021 (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Os segurados do INSS que estavam com seus cadastros em atraso foram convocados para retomar a realização da prova de vida. No entanto, a medida não será válida para todos, tendo em vista que os servidores públicos seguem sem a obrigatoriedade do procedimento até o dia 30 de junho.

Calendário da prova de vida para servidores

A decisão de suspensão foi anunciada nessa segunda-feira (24), através de publicação no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a medida permanece válida até 30 de junho, o que significa que durante esse período não poderá haver suspensão de salário.

No que diz respeito a publicação de um novo cronograma para este grupo, até o momento não há uma previsão exata. Espera-se de que o retorno da prova de vida ocorra em meados de julho, mas o poder público pode novamente suspender e adiar tal prazo.

É válido ressaltar, no entanto, que o adiamento da prova de vida não é válido para quem já estiver com o benefício suspensa. Isso implica dizer que os segurados que já tiveram os salários cortados anteriormente a pandemia não podem ainda reaver seus pagamentos.

Nesse caso é preciso entrar em contato com o INSS para a correção imediata do cadastro, sob a apresentação de um documento oficial com foto. A atividade inicialmente deve ser realizada em uma agência bancária, porém o cidadão deve contatar ao órgão para solicitar a liberação de seu salário.

Prova de vida para demais segurados

No caso dos brasileiros que não são servidores públicos, um novo cronograma para a execução da prova de vida já está em vigor. O grupo deve fazer o procedimento presencialmente ou online, seguindo as datas determinadas abaixo:

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Para saber mais sobre a prova de vida em 2021 clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.