Servidores federais ganham novo prazo para prova de vida em 2021

Prova de vida se mantém suspensa para servidores públicos. Nessa semana, o governo federal informou que estará suspendendo a obrigação de atualização cadastral para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec). De acordo com o novo cronograma, a atividade só será retomada em junho.

Servidores federais ganham novo calendário para prova de vida em 2021
Servidores federais ganham novo prazo para prova de vida em 2021 (Imagem: Reprodução / Pixabay)

Os segurados do INSS que estavam com seus cadastros em atraso foram convocados para retomar a realização da prova de vida. No entanto, a medida não será válida para todos, tendo em vista que os servidores públicos seguem sem a obrigatoriedade do procedimento até o dia 30 de junho.

Calendário da prova de vida para servidores

A decisão de suspensão foi anunciada nessa segunda-feira (24), através de publicação no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a medida permanece válida até 30 de junho, o que significa que durante esse período não poderá haver suspensão de salário.

No que diz respeito a publicação de um novo cronograma para este grupo, até o momento não há uma previsão exata. Espera-se de que o retorno da prova de vida ocorra em meados de julho, mas o poder público pode novamente suspender e adiar tal prazo.

É válido ressaltar, no entanto, que o adiamento da prova de vida não é válido para quem já estiver com o benefício suspensa. Isso implica dizer que os segurados que já tiveram os salários cortados anteriormente a pandemia não podem ainda reaver seus pagamentos.

Nesse caso é preciso entrar em contato com o INSS para a correção imediata do cadastro, sob a apresentação de um documento oficial com foto. A atividade inicialmente deve ser realizada em uma agência bancária, porém o cidadão deve contatar ao órgão para solicitar a liberação de seu salário.

Prova de vida para demais segurados

No caso dos brasileiros que não são servidores públicos, um novo cronograma para a execução da prova de vida já está em vigor. O grupo deve fazer o procedimento presencialmente ou online, seguindo as datas determinadas abaixo:

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Para saber mais sobre a prova de vida em 2021 clique aqui.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.