O Concurso da PF 2021 previsto para acontecer neste domingo (23) pode não acontecer. O Supremo Tribuna Federal (STF) está realizando o julgamento hoje, 21. A prefeitura do município de Curitiba informou nesta semana que, caso o concurso aconteça à banca organizadora será multada.
Adiamento do Concurso da Polícia Federal
Nas véspera de suas provas objetivas e discursiva, o concurso do Polícia Federal ainda está indefinido. Ele está agendado para acontecer neste domingo, 23 de maio, todavia, hoje o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se ele tem condições ou não de acontecer.
O julgamento já está sendo realizado, virtualmente. Ele começou na manhã de hoje, 21, e está previsto para encerrar às 23h59. Geralmente, esse tipo de julgamento é concluído em mais de uma semana, mas, como o concurso é daqui dois dias ele precisa acontecer às pressas.
Por enquanto, apenas o ministro Edson Fachin votou a favor do adiamento, já os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e a ministra Carmen Lúcia são a favor de manter a data agendada. Lembrando que, o julgamento virtual segue até às 23h59 de hoje, 21.
O julgamento está acontece devido a uma reclamação que o STF recebeu. Pois, o concurso recebeu mais de 320 mil inscrições e o risco da proliferação e contaminação dos candidatos ao coronavírus é grande.
A prefeitura de Curitiba emitiu um decreto proibindo à realização de concurso públicos no municípios e, como ela informou essa semana caso a prova aconteça à Cebraspe, banca organizadora será multada.
A Cebraspe recebeu seis ações judiciais pedindo que as provas do dia 23 de maio de 2021 não sejam realizadas.
Concurso PF 2021
O concurso da Polícia Federal conta com mais de 320 mil inscritos para o preenchimento de 1.500 vagas para os cargos de: Delegado, Papiloscopista, Agente e Escrivão da Polícia Federal, todos para candidatos de nível superior.
Os aprovados do cargo de Papiloscopista, Agente e Escrivão terão remuneração de R$ 12.522,50 já os de cargo de Delegado a remuneração é de R$ 23.692,74, todos com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Os candidatos passarão por sete etapas de seleção, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Exame de aptidão física;
- Avaliação médica;
- Prova oral;
- Avaliação de títulos;
- Avaliação psicológica.