Banco Inter e Original oferecem cartão de crédito e conta digital para crianças

Pontos-chave
  • Objetivo das contas Kids é trazer noções de educação financeira;
  • No Inter os pais podem fazer investimentos através da conta Kids;
  • No Original as crianças a partir de 10 anos pode ter um cartão de crédito.

Desde cedo é importante que as crianças e adolescentes tenham noções de educação financeira. E este é o objetivo das contas digitais voltadas para o público infanto-juvenil. Nesta matéria você vai conhecer as contas Kids do Banco Inter e do Original.

Banco Inter e Original oferecem cartão de crédito e conta digital para crianças
Banco Inter e Original oferecem cartão de crédito e conta digital para crianças (Imagem: Canal Inter)

Banco Inter 

No Inter, através da Conta Digital Kids, as crianças e adolescentes podem gerenciar seu dinheiro através do aplicativo. Para criar a conta é necessária apenas a autorização dos pais ou responsáveis legais.

A Conta Kids tem um cartão de débito opcional e acesso a área de investimentos. A principal finalidade do produto é fornecer educação financeira aos menores de idade.

Através da conta kids é possível fazer movimentações de débito e ainda investimentos. O responsável pode pedir um cartão de débito com bandeira Mastercard no nome do menor de idade e se for preciso, é possível bloqueá-lo em caso de perda ou roubo. A função crédito do cartão não está disponível para a conta kids.

A conta possui ainda o acesso à Plataforma Aberta de Investimentos (PAI) do Inter, que permite investir dinheiro com o acompanhamento de responsáveis.

Entre as opções de investimento estão a renda fixa, fundos de investimentos e previdência privada. Somente  o tesouro direto e o Home Broker não estão disponíveis para a conta kids.

“Acreditamos que educação financeira é coisa séria, assim como garantir o futuro dos pequenos. Por isso, lançamos uma conta para que os jovens possam aprender a controlar seus gastos, ter mais responsabilidade e até mesmo começar a investir em seu futuro desde cedo”, explicou João Vitor Menin, CEO do Banco Inter.

Um ponto que pode ser negativo é que o aplicativo não possui nenhum mecanismo de controle de gastos, ou movimentações financeiras dos menores de idade.

A orientação do Inter para os pais é que eles acessem a conta dos filhos em seu próprio celular e verifiquem as transações efetuadas.

Para abrir a conta kids do Inter é preciso que o menor de idade tenha RG e CPF. A forma de cadastro é similar ao da conta comum.

Faça o download do app e vá na opção abrir conta. Na sequência, insira os dados do menor e do responsável. 

É obrigatório que os dados inseridos sejam do pai ou mãe e, no caso de outro responsável legal, é preciso enviar documentos que comprovem a guarda. O tutor não precisa ter conta no Inter.

Para finalizar o processo, tire uma selfie para comprovar a identidade e mande fotos dos documentos usados no cadastro. O prazo para a análise dos dados e documentação é de até 10 dias. Após a aprovação da conta, o cartão chega ao endereço cadastrado em até 7 dias.

Quando a conta for aprovada, os pais ou responsáveis receberão um cartão de débito personalizado.

Banco Original anuncia operação inédita com saque em lojas físicas
Conta Kids do Banco Original (Imagem: Reprodução/Facebook)

Banco Original 

A fintech também está mirando no público infantil e lançou um cartão adicional para crianças a partir de 10 anos. Os usuários dos cartões Internacional, Gold, Platinum ou Black podem solicitar este cartão acional.

O dependente pode utilizar o limite de crédito do cartão do titular e não paga anuidade. O responsável pode acompanhar, em tempo real, os gastos efetuados no cartão adicional  e controlar o limite. É possível solicitar até 5 cartões adicionais para crianças. 

Da mesma forma que o Inter, a proposta do Banco Original é trazer educação financeira para as crianças com a participação dos pais. 

O head de cartões, Simão Kovalski, diz que “os pais sentem a necessidade de preparar os filhos”. “E com esse cartão, não só damos as ferramentas para ajudar na educação financeira como também facilitamos esse controle”, disse.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile