Cartão de débito, PIX e WhatsApp serão concorrentes, afirma Abecs

Pedro Coutinho, o presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), acredita em concorrência nos sistemas de pagamento. Ele disse que as transferências de dinheiro através do WhatsApp são mais uma forma de captura que veio para competir com o cartão de débito e com o PIX, a solução de pagamentos do Banco Central. 

Cartão de débito, PIX e WhatsApp serão concorrentes, afirma Abecs
Cartão de débito, PIX e WhatsApp serão concorrentes, afirma Abecs (Imagem: Pixabay)

Ele considera que estas modalidades tem possibilidade de se expandirem em meio a um momento de crescimento da economia.

“Com a economia crescendo, o setor de cartões, o Pix e o WhatsApp vão crescer. Já as transferências eletrônicas como TED e DOC e os boletos vão se reduzir”, disse Pedro em uma transmissão com a imprensa.

Pedro afirma que até o presente momento, o PIX não prejudicou o setor de débito “A gente já está quase no sexto mês do Pix e a gente viu nossa indústria no cartão de debito crescendo neste trimestre, mesmo com pandemia, quase 20%. Se eu olho friamente esse número, parece que não”, disse.

O cartão de débito, segundo sua avaliação, deve marcar seu território no universo digital e veio pra ficar nas compras pela internet. 

Recebíveis 

Por fim, o presidente da Abercs disse que as novas regras de recebíveis que começam a vigorar em junho, trarão mais competitividade. “A nova central vai fortalecer nosso setor”, disse.

WhatsApp Pay

O Facebook liberou o tão aguardado WhatsApp Pay. Neste primeiro momento, a novidade não está disponível para todos os usuários, pois, a liberação está acontecendo em lotes.

Função já existe desde 2020

O WhatsApp Pagamentos está operando no país desde o ano passado, porém em junho, o serviço foi suspenso pelo Banco Central, para que ele fosse avaliado. Após a aprovação, a função do Facebook voltou a ser liberada no Brasil.

Banco que aderiram ao WhatsApp Pay

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.