Censo 2021 vai acontecer? IBGE traça cenários ao STF; confira!

Na última sexta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, que determinou a realização do Censo 2021. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou ao STF que a realização depende da vacinação contra a Covid-19.

Censo 2021 vai acontecer? IBGE traça cenários ao STF; confira!
Censo 2021 vai acontecer? IBGE traça cenários ao STF; confira! (Imagem: Simone Mello/ Ag. IBGE)

O Censo 2021 foi cancelado, após o corte de 96% nos recursos previstos no Orçamento Geral da União para pesquisa. O Ministro afirma que o cancelamento do Censo 2021, já atrasado devido à pandemia, viola a Constituição Federal.

Diante dessa situação, o IBGE apresentou três possibilidades, caso a liminar de realização do Censo 2021 seja mantida. A decisão dos demais ministros deve ser apresentada na próxima sexta-feira (14).

Censo 2021

O último edital do concurso contava com 204.307 vagas temporárias. As vagas estavam dispostas em 5.297 municípios do país. As provas estavam previstas para acontecer nos dias 18 e 25 de abril.

De acordo com o IBGE, em ofício encaminhado ao STF, há três problemas de realizar o Censo neste momento: vacinação atrasada, piora da pandemia e impossibilidade de realizar as provas do concurso, assim como o treinamento.

O órgão afirma que sem a população estar totalmente imunizada pode haver resistência para receber os recenseadores. É possível que, devido à pandemia e as restrições sociais, não seja possível fazer a prova dos recenseadores.

Dessa maneira, a melhor decisão, segundo o Instituto é realizar o Censo no próximo ano. Com isso, será possível fazer a coleta de dados mesmos períodos do plano original, ou seja, agosto e setembro.

Outra sugestão é que ocorra no primeiro semestre de 2022. Porém, este não tem como acontecer antes do mês de maio. Isso porque, há o período para o lançamento do edital, da aplicação das provas e do treinamento.

Censo Demográfico

O Censo Demográfico ou recenseamento demográfico visa identificar as condições de vida da população brasileira.

A pesquisa acontece a cada dez anos. O último foi em 2010, portanto, no ano passado deveria ter acontecido.

Porém, devido à pandemia o recenseamento foi adiado para este ano. O Censo investiga as características demográficas, sociais e econômicas de toda população.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.