Censo terá corte no orçamento e inscritos no concurso do IBGE sentem ameaça

Governo anuncia novos cortes no orçamento do IBGE. Nessa semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que teve uma redução de 96% na verba de seu Censo. A folha financeira de R$ 2 bilhões foi reformulada para R$ 71,7 milhões. Entre os efeitos negativos da decisão, está a suspensão de concursos e escuridão nos dados nacionais. Entenda.

Censo terá corte no orçamento e inscritos no concurso do IBGE sentem ameaça (Imagem: Reprodução G1-Globo)
Censo terá corte no orçamento e inscritos no concurso do IBGE sentem ameaça (Imagem: Reprodução G1-Globo)

Enquanto o Brasil vive uma das maiores crises econômicas e sanitárias de sua história, o governo federal reformula novos cortes orçamentários em suas organizações.

Nessa semana, foi informado que o IBGE teve mais que 90% de sua despesa cortada, o que irá refletir na evolução das pesquisas nacionais.

Parlamentares ficam com a verba

A decisão do reajuste no orçamento do IBGE foi validada através da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Isso significa dizer que em 2021 não será possível realizar a pesquisa.

O Congresso decidiu em conjunto que os recursos deverão ser direcionados para atender aos interesses dos parlamentares. Estes, por sua vez, escolherão onde irão aplicar a verba através de seus projetos e ligações políticas.

Suspensão do concurso e censo 2021

Para quem havia se candidatado no concurso da pesquisa neste ano, a previsão é de que as vagas repassadas entre 5.297 municípios em todos os estados do país sejam suspensas. Os exames estavam marcados para acontecer entre os dias 18 e 25 de abril.

Em resposta ao portal UOL, o IBGE informou que ainda vem avaliando as possibilidades. O instituto “solicitará orientações ao Ministério da Economia sobre os procedimentos no tocante à operação censitária que por lei deve ser realizada a cada dez anos”

Ao longo dos próximos dias, juntamente com a Cebraspe, a instituição estará contabilizando o número total de inscritos na seleção para na sequencia divulgar como acontecerá o processo de devolução das taxas de inscrição.

É válido ressaltar que, o IBGE também tinha aberto 6.500 empregos temporários para outras pesquisas.

Diante do ocorrido, espera-se que todas as candidaturas sejam efetivamente suspensas e não haja um censo em 2021. Caso um novo investimento seja aplicado, sua gestão deverá anunciar em breve.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.