Carteira digital: O que é, como funciona e realmente vale a pena criar uma?

As formas de pagamentos estão em constante transformação, já foram inseridas as transações instantâneas e entre outras ferramentas. Porém, as mais comentadas são as carteiras digitais.

Carteira digital: O que é, como funciona e realmente vale a pena criar uma?
Carteira digital: O que é, como funciona e realmente vale a pena criar uma? (Foto:Code Money.

Afinal, o que são as carteiras digitais?

As carteiras digitais foram desenvolvidas para transformar dispositivos móveis em métodos de pagamento descomplicados.

Assim, se um cliente esquecer a sua carteira em casa, é possível realizar pagamento mesmo sem ela. 

Para isso, é necessário ter o cadastrado do seu cartão em uma ewallet, assim com o dispositivo móvel a compra pode ser feita online e offline.

Como funciona uma carteira digital?

As ewallets possuem tecnologia de token. Com isso, ela transforma os dados do cartão cadastrado no aplicativo em um código secreto, chamado de token, que depois pode ser usado para fazer novas compras.

Após o cartão ser  salvo, o token fica gravado no dispositivo. Assim, para fazer o pagamento é só aproximar o smartphone ou tablet de um terminal de pagamento habilitado no estabelecimento comercial para que o aplicativo forneça as informações criptografadas do cartão e a transação seja realizada.

Para a realização do pagamento a  tecnologia utilizada será Near Field Communication (NFC).

Vantagens da carteira digital

Um dos principais benefícios das carteiras digitais é a simplificação do processo de pagamento. Isso por conta do cliente não precisar tirar a carteira do bolso nem informar os dados a cada nova compra.

A forma de pagamento é mais segura, já que o cliente não precisa ficar apresentando o cartão e não corre o risco de que seus dados sejam clonados. 

Principais carteiras digitais do Brasil

Os brasileiros estão aceitando super bem essa nova forma de pagamento,40% dos pagamentos processados pela nossa plataforma já são feitos via smartphones.

No ano de  2018, as transações realizadas via ewallets representavam 8% do total, hoje essa taxa já é de 12%.

PayPal, Google Pay, PicPay e Mercado Pago, Bitz, Samsung Pay,  Apple Pay e Magalu Pay são as principais carteiras digitais disponíveis no mercado financeiro brasileiro.