Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito

O Mercado Pago anunciou recentemente uma mudança nas taxas cobradas pela conta  digital para pessoa física e jurídica. Entre as alterações está a cobrança de taxa para pagamentos no crédito e novidades para os MEIs que utilizam a conta PJ (Microempreendedores Individuais). Confira.

Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito
Mercado Pago anuncia taxa de 2,99% para pagamentos no cartão de crédito (Imagem: Divulgação Mercado Pago)

Nova tarifa 

A plataforma comunicou na semana passada a mudança nas taxas que incidem nos pagamentos de boletos através do cartão de crédito.

Até então, os usuários podiam pagar boletos com valor de até R$500 gratuitamente no crédito. Mas, a partir de 15 de maio, será cobrada uma tarifa de 2,99% em cada transação que utilize o cartão.

Os pagamentos à vista e que utilizam o saldo da conta digital, continuam isentos de cobrança. É importante lembrar que até o dia 15 do mês que vem, ainda é possível efetuar o pagamento de boletos de até R$500 sem a cobrança de taxas.

Procurado, o Mercado Pago não explicou a razão desta nova taxa. As demais plataformas de pagamento digital repassam para os clientes a taxa de uso do cartão, que geralmente não passa de 2,99%.

O Mercado Pago foi uma das pioneiras entre as carteiras digitais a disponibilizarem o serviço de pagamento de contas e boletos com o cartão de crédito. Porém, nos últimos anos a plataforma passou a restringir os valores máximos por mês e agora passa a cobrar esta nova taxa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Novidades para MEIs

A plataforma comunicou também novidades no app, em especial nas formas de pagamento para pequenas empresas que utilizam os serviços do Mercado Pago. 

Os empreendedores que utilizam o QR Code para fazer cobranças, passam a contar com taxa zero nos pagamentos efetuados com o saldo de sua conta Mercado pago. 

Eles poderão ainda utilizar o cartão de débito de vários bancos como Santander, Banco do Brasil, Nubank, Inter, C6, Original, Bancoob, Sicredi, Agibank, BTG e Banco Pan para efetuar transações sem tarifas dentro da loja do Mercado Livre ou nos recursos do Mercado Pago.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.