Tutorial: Como ativar o WhatsApp Pay em sua conta para pagamentos?

Pontos-chave
  • Após quase um ano, WhatsApp Pay volta a funcionar no Brasil
  • É necessário atualizar o app para ter acesso a função
  • Liberação do Pay está sendo feita aos poucos

Nesta semana, o Facebook liberou o tão aguardado WhatsApp Pay. Neste primeiro momento, a novidade não está disponível para todos os usuários, pois, a liberação está acontecendo em lotes. Existe uma forma de forçar a função, porém é necessário que o outro contato já tenha acesso ao WhatsApp Pay. Saiba mais.

Tutorial: Como ativar o WhatsApp Pay em sua conta para pagamentos?
Tutorial: Como ativar o WhatsApp Pay em sua conta para pagamentos? (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Como ativar o WhatsApp Pay em sua conta?

Para começar é necessário atualizar o app do WhatsApp. A nova função depende desta atualização pois está ligada a ela.

Este procedimento é simples, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular e pesquisar pelo WhatsApp. Caso a nova atualização já esteja disponível para você, aparecerá a opção “Atualizar”. 

Após a atualização, a nova função deve aparecer nas configurações do WhatsApp (ícone de engrenagem no iPhone ou no botão das três bolinhas, localizada no canto superior direito, do Android e em “Configurações”).

Atualização não trouxe a nova função

Caso a atualização não tenha disponibilizado o WhatsApp em sua conta ou se você não tinha nenhuma atualização pendente, a saída é forçar a função, porém para isso é necessário conhecer um contato que já tenha acesso ao WhatsApp Pay.

Saiba como fazer:

  • Procure por algum contato que já tenha o WhatsApp Pay 
  • Peça para esse contato mandar uma quantia de no mínimo R$1 para você
  • Caso o seu aplicativo esteja apto para receber o recurso (através de atualização), o WhatsApp Pay será ativado em sua conta e você verá o balão com o valor da transferência no chat
  • Toque em “Aceitar pagamento”
  • O aplicativo seguirá com a configuração do cartão que receberá o dinheiro.

Bancos que já aceitam o WhatsApp Pay

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Para configurar sua conta do Facebook Pay e utilizá-la no WhatsApp para enviar e receber valores, é necessário possuir um cartão de débito ou múltiplo (crédito e débito). Outra exigência é ter mais de 18 anos e CPF.

Função já existe desde 2020

O WhatsApp Pagamentos está operando no país desde o ano passado, porém em junho, o serviço foi suspenso pelo Banco Central, para que ele fosse avaliado. Após a aprovação, a função do Facebook voltou a ser liberada no Brasil.

Como adicionar um cartão de crédito no Facebook Pay 

Ao cadastrar um cartão de crédito ou débito no Facebook Pay, é possível utilizá-lo para efetuar transferências entre contas digitais. Este cadastro pode ser feito tanto na versão para computador como no app do Facebook.

  1. Abra o aplicativo do Facebook e efetue o login com a sua conta. Na sequência vá no menu lateral e role até ‘Configurações e privacidade’ e clique na opção ‘Configurações’.
  2. Neste menu são mostradas várias opções. Vá em “Facebook Pay”. Clique agora sobre ‘Adicionar forma de pagamento’ e escolha se prefere utilizar seu cartão (crédito/débito) ou sua conta no PayPal.
  3. Agora Informe os dados do seu cartão (número, validade e CVV) e o salve em sua conta. Para garantir maior segurança em seus pagamentos habilite a confirmação através de um PIN ou biometria.
  4. Para ativar este recurso vá na tela das formas de pagamento > configurações > segurança. Nessa aba também é possível cadastrar um endereço ou telefone para contato, além de também ser possível alterar a moeda.
Transferência bancária pelo WhatsApp: Como vai funcionar e quem pode usar?
WhatsApp (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

WhatsApp

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. 

No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 16 bilhões de dólares, sendo quatro bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de três bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permaneçam na companhia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.