Nubank, Inter, Itaú e MAIS bancos que aceitam pagamentos via WhatsApp

Nesta terça-feira (4), o WhatsApp anunciou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil. Por meio deste serviço, as pessoas físicas poderão transferir dinheiro para outras pessoas. A funcionalidade não possui cobrança de taxas. Descubra os bancos que aceitam pagamentos via WhatsApp.

Nubank, Inter, Itaú e mais bancos que aceitam pagamentos via WhatsApp
Nubank, Inter, Itaú e mais bancos que aceitam pagamentos via WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

A função será liberada aos usuários aos poucos ao longo das próximas semanas. Inicialmente, somente as pessoas físicas possuem acesso ao sistema. Segundo o WhatsApp, a possibilidade de enviar pagamentos a empresas estará disponível em breve.

Os pagamentos desta funcionalidade são habilitados pelo Facebook Pay. Esta empresa possui a autorização do Banco Central (BC) para oferecer este tipo de serviço no país. A aprovação do WhatsApp Pay aconteceu no dia 30 de março.

Para garantir a proteção dos usuários, as transferências e pagamentos contam com diversas camadas de segurança, como a biometria em dispositivos compatíveis ou o PIN do Facebook Pay.

O WhatsApp Pay está disponível para Android e iPhone (iOS). Este serviço de pagamentos não pode ser usado no WhatsApp Web e nem no WhatsApp para computador.

Para ter acesso a funcionalidade, o usuário deve atualizar o software do WhatsApp na respectiva loja de aplicativo — App Store ou google Play. O recurso está disponível para os clientes de duas bandeiras de cartões e de nove bancos do país.

Segundo o WhatsApp, o acesso ao sistema está aberto para outras empresas interessadas que quiserem se tornar parceiras, pois a transação é realizada por meio da plataforma da Cielo.

Bancos parceiros que aceitam pagamentos via WhatsApp

Para utilizar o WhatsApp Pay, a pessoa deve adicionar um cartão pré-pago, cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes. Até o momento, os bancos que aceitam as transações via WhatsApp são:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Quem incluir dados de um cartão que não seja de uma dessas bandeiras e emitido por um desses bancos participantes, não conseguirá efetuar a transação.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.