Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar!

Transferência bancária por WhatsApp: Como enviar e receber DINHEIRO?

WhatsApp começa a realizar transferências bancárias no Brasil. Nessa terça-feira (04), o aplicativo de mensagens passou a permitir que as pessoas pudessem enviar dinheiro por seus chats. O serviço vinha sendo estudado desde o ano passado, mas precisou ser suspenso por falta de clareza em seu processo. Abaixo, saiba como utiliza-lo.

Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mais uma nova ferramenta que promete reformular a forma como as pessoas utilizam seu dinheiro. O WhatsApp está realizando transferências bancárias gratuitas com envio imediato.

A novidade já está em funcionamento e disponível para os usuários. Para ter acesso, no entanto, é preciso atualizar o aplicativo na loja de apps do celular.

Como fazer transferência pelo WhatsApp?

O procedimento é bem simples. Primeiro, abra seu whatsapp e selecione o ícone de ‘clipe de papel’ para quem tem Android ou ‘campo de mensagens’ para quem está pelo iphone. Na sequência, basta seguir as etapas abaixo:

Informes de cadastro

Para quem for utilizar o serviço pela primeira vez, o aplicativo solicita que o usuário aceite os termos de uso e crie um PIN no Facebook Pay.

Em seguida, ele deve cadastrar um cartão de crédito ou débito da instituição bancária no qual está vinculado e confirmar o cadastro na plataforma.

É importante ressaltar que a transferência só poderá ser feita para números celulares do Brasil. A empresa responsável por fazer o processamento das transações é a Cielo que fechou parceria com o grupo do Facebook para garantir o funcionamento do serviço.

Cuidado com fraudes

Mesmo disponível há apenas 24h, já foram registradas uma série de denuncias pelo app.

Diante dos erros, o Whatsapp solicita que seus usuários fiscalizem os procedimentos de envio e confirmem o recebimento apenas conhecendo quem estará enviando os recursos.

Caso algum pagamento ou recebimento seja efetivado indevidamente o titular deve reportar ao aplicativo e aguardar seu retorno. É importante que todas as teds tenham seus comprovantes salvos para evitar futuros transtornos.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile