Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar!

WhatsApp começa a realizar transferências bancárias no Brasil. Nessa terça-feira (04), o aplicativo de mensagens passou a permitir que as pessoas pudessem enviar dinheiro por seus chats. O serviço vinha sendo estudado desde o ano passado, mas precisou ser suspenso por falta de clareza em seu processo. Abaixo, saiba como utiliza-lo.

Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mais uma nova ferramenta que promete reformular a forma como as pessoas utilizam seu dinheiro. O WhatsApp está realizando transferências bancárias gratuitas com envio imediato.

A novidade já está em funcionamento e disponível para os usuários. Para ter acesso, no entanto, é preciso atualizar o aplicativo na loja de apps do celular.

Como fazer transferência pelo WhatsApp?

O procedimento é bem simples. Primeiro, abra seu whatsapp e selecione o ícone de ‘clipe de papel’ para quem tem Android ou ‘campo de mensagens’ para quem está pelo iphone. Na sequência, basta seguir as etapas abaixo:

  • Toque na opção “Pagamento”;
  • Insira o valor e uma mensagem opcional;
  • Aperte em “Pagar” e coloque o PIN (senha) do Facebook Pay;
  • A transação deve ser efetivada como uma mensagem na conversa do WhatsApp, sendo necessário o correspondente aceitar o pagamento para que o dinheiro caia em sua conta.

Informes de cadastro

Para quem for utilizar o serviço pela primeira vez, o aplicativo solicita que o usuário aceite os termos de uso e crie um PIN no Facebook Pay.

Em seguida, ele deve cadastrar um cartão de crédito ou débito da instituição bancária no qual está vinculado e confirmar o cadastro na plataforma.

É importante ressaltar que a transferência só poderá ser feita para números celulares do Brasil. A empresa responsável por fazer o processamento das transações é a Cielo que fechou parceria com o grupo do Facebook para garantir o funcionamento do serviço.

Cuidado com fraudes

Mesmo disponível há apenas 24h, já foram registradas uma série de denuncias pelo app.

Diante dos erros, o Whatsapp solicita que seus usuários fiscalizem os procedimentos de envio e confirmem o recebimento apenas conhecendo quem estará enviando os recursos.

Caso algum pagamento ou recebimento seja efetivado indevidamente o titular deve reportar ao aplicativo e aguardar seu retorno. É importante que todas as teds tenham seus comprovantes salvos para evitar futuros transtornos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA