Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar!

WhatsApp começa a realizar transferências bancárias no Brasil. Nessa terça-feira (04), o aplicativo de mensagens passou a permitir que as pessoas pudessem enviar dinheiro por seus chats. O serviço vinha sendo estudado desde o ano passado, mas precisou ser suspenso por falta de clareza em seu processo. Abaixo, saiba como utiliza-lo.

Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
Transferência de dinheiro por WhatsApp começou no Brasil; saiba como usar! (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

Mais uma nova ferramenta que promete reformular a forma como as pessoas utilizam seu dinheiro. O WhatsApp está realizando transferências bancárias gratuitas com envio imediato.

A novidade já está em funcionamento e disponível para os usuários. Para ter acesso, no entanto, é preciso atualizar o aplicativo na loja de apps do celular.

Como fazer transferência pelo WhatsApp?

O procedimento é bem simples. Primeiro, abra seu whatsapp e selecione o ícone de ‘clipe de papel’ para quem tem Android ou ‘campo de mensagens’ para quem está pelo iphone. Na sequência, basta seguir as etapas abaixo:

  • Toque na opção “Pagamento”;
  • Insira o valor e uma mensagem opcional;
  • Aperte em “Pagar” e coloque o PIN (senha) do Facebook Pay;
  • A transação deve ser efetivada como uma mensagem na conversa do WhatsApp, sendo necessário o correspondente aceitar o pagamento para que o dinheiro caia em sua conta.

Informes de cadastro

Para quem for utilizar o serviço pela primeira vez, o aplicativo solicita que o usuário aceite os termos de uso e crie um PIN no Facebook Pay.

Em seguida, ele deve cadastrar um cartão de crédito ou débito da instituição bancária no qual está vinculado e confirmar o cadastro na plataforma.

É importante ressaltar que a transferência só poderá ser feita para números celulares do Brasil. A empresa responsável por fazer o processamento das transações é a Cielo que fechou parceria com o grupo do Facebook para garantir o funcionamento do serviço.

Cuidado com fraudes

Mesmo disponível há apenas 24h, já foram registradas uma série de denuncias pelo app.

Diante dos erros, o Whatsapp solicita que seus usuários fiscalizem os procedimentos de envio e confirmem o recebimento apenas conhecendo quem estará enviando os recursos.

Caso algum pagamento ou recebimento seja efetivado indevidamente o titular deve reportar ao aplicativo e aguardar seu retorno. É importante que todas as teds tenham seus comprovantes salvos para evitar futuros transtornos.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.