Como vão funcionar os pagamentos por whatsapp? Tire suas dúvidas!

Em breve será possível realizar pagamentos pelo aplicativo mais utilizado pelos brasileiros: o WhatsApp. Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a autarquia já concordou com o aplicativo de mensagens para que a operação de pagamentos seja aprovada o mais rapidamente possível.

Como vão funcionar os pagamentos por whatsapp? Tire suas dúvidas!
Como vão funcionar os pagamentos por Whatsapp? Tire suas dúvidas! (Imagem: Google)

Roberto ressaltou que ainda precisa verificar questões ligadas a segurança de dados e competição.

“Nós temos conversado com eles, acertamos aí uma posição de aprovar o mais rápido possível para que eles consigam operar, mas a gente precisa ter certeza que ele é barato, ele é eficiente, ele é aberto, ele é seguro para as pessoas”, explicou emula transmissão feita pelo Itaú BBA.

Netto disse também que o WhatsApp entrou com um pedido de aprovação que vai entrar “num trilho de aprovação normal, como qualquer outro arranjo e vai ser aprovado como qualquer outro arranjo”.

O presidente afirmou que do modo que tinha sido anunciado, o arranjo foi concebido com uma adquirente que seria a Cielo, não mencionada diretamente por ele.

Netto acreditava que mesmo não havendo um contrato de exclusividade, este desenho possuía uma estrutura de custos que desestimulava outros interessados.

Nubank cria cartão de débito para compras na internet

O Nubank segue implementando novas funções em seus serviços digitais. Desta vez, sem anúncio, a fintech disponibilizou aos seus clientes através da conta digital, um cartão de débito virtual que pode ser usado para compras com o PayPal, ou para o pagamento de serviços como Uber, aplicativos de delivery e Netflix. Saiba mais aqui.

Como a versão digital do cartão é semelhante ao físico, as compras feitas ficam registradas na sua conta digital (débito) e na fatura (crédito), isto quer dizer que dependendo da forma de pagamento escolhida, é preciso ter saldo suficiente ou limite disponível.

Com a novidade, existem três possibilidades:

  • Você possui apenas a conta digital, não o cartão de crédito: o cartão virtual vai funcionar apenas na função débito
  • Você tem apenas o cartão de crédito, não a conta digital: o cartão virtual funcionará apenas na função crédito
  • você tem a conta digital e o cartão de crédito: o cartão virtual será múltiplo — débito e crédito têm a mesma numeração — e será preciso selecionar a modalidade de pagamento através do site ou no app.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.