Tarifa Social diminui 65% do valor da conta de luz em SP; veja como solicitar

A Tarifa Social não é muito conhecida, mas pode diminuir o gasto mensal com a conta de luz. É possível conseguir uma redução de até 65% no valor a ser pago. Para isso, é preciso atender os requisitos exigidos da Enel.

Tarifa Social diminuí 65% do valor da conta de luz em SP; veja como pedir
Tarifa Social diminuí 65% do valor da conta de luz em SP; veja como pedir (Imagem: Mohamed Khaled/Pexels)

Quem reside na região metropolitana de São Paulo e está em situação de vulnerabilidade social e desempregado tem direito a Tarifa Social da conta de luz. De acordo com a Enel, apenas 9,1% dos consumidores são beneficiados.

Esse pequeno quantitativo é devido a pouca popularidade do programa Tarifa Social. A redução na conta de luz depende do consumo. Dessa maneira, quanto menor for o gasto maior será o desconto, podendo chegar a 65%.

Quem tem direito da Tarifa Social da conta de luz?

A Tarifa Social é uma forma de ajudar os paulistas mais necessitados e que estão enfrentando dificuldade em pagar as contas, principalmente agora, com a pandemia de Covid-19. Para saber se tem direito ao desconto veja abaixo os critérios exigidos:

  • Clientes residenciais de baixa renda;
  • Famílias inscritas no CadÚnico;
  • Renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
  • Renda mensal de até três salários mínimos para famílias que tenham em sua composição pessoas com deficiência que necessitem de uso contínuo de aparelhos ligados na energia elétrica.

Descontos da Tarifa Social de Luz

O desconto é cumulativo, limitado a 220 KWh. Além disso, os beneficiados ficam isentos da cobrança dos encargos setoriais, como a Conta de Desenvolvimento Energético e do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica.

  • Consumo mensal até 30 kWh: 65% de desconto;
  • Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh: 40%;
  • Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh: 10%;
  • Consumo superior a 220 kWh: 0%.

Como solicitar o desconto por meio da Tarifa Social de Luz?

O pedido pode ser feito de forma remota ou presencial. Na primeira, os clientes devem ligar para o telefone 0800 72 72 120 ou WhatsApp Lojas 11 94053-9491, na opção 5. A aprovação vem informada na conta de luz.

Caso o pedido seja negado, a resposta será enviada por correspondência. A outra opção para solicitar a Tarifa Social de Luz é comparecer em uma das unidades da Enel, com agendamento prévio. O agendamento deve ser feito no site ou aplicativo da Enel SP.

Será preciso apresentar os seguintes documentos: CPF, RG, código da unidade consumidora a ser beneficiada, NIS ou número do benefício (BPC) e relatório e atestado médico, em caso de uso contínuo de aparelhos.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.