NOVO empréstimo consignado do INSS está disponível em todos os bancos

Um comunicado feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), informaram sobre um aumento na margem do empréstimo consignado do INSS.

NOVO empréstimo consignado do INSS está disponível em todos os bancos
NOVO empréstimo consignado do INSS está disponível em todos os bancos. (Imagem: FDR)

O anúncio foi feito após a publicação de uma lei no âmbito federal que influenciou na decisão de retomada da ampliação, a caráter emergencial, do empréstimo consignado.

A medida foi implementada mais uma vez no sentido de tentar amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. 

Neste sentido, representantes de bancos por todo o país têm promovido adequações nos sistemas que atuam no processamento e gerenciamento da folha de pagamento de todos os órgãos públicos. Estes, responsáveis pelos principais convênios de consignado capazes de viabilizar novos recursos. 

É preciso lembrar que o empréstimo consignado do INSS consiste em um benefício concedido aos aposentados e pensionistas inscritos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os segurados que por alguma razão precisarem recorrer a esta linha de crédito, terão o valor contratado descontado diretamente da folha de pagamento ou benefício à pessoa física. 

No entanto, a contratação do empréstimo consignado do INSS não é tão simples. É preciso reunir toda uma documentação que deve ser apresentada à autarquia, composta por:

Vale ressaltar que o valor disponível para contratação por meio do empréstimo consignado do INSS deve corresponder ao teto do salário passível de comprometimento para debitar as mensalidades do crédito contratado. 

A quantia pode ser adquirida por boa parte dos bancos instalados em território brasileiro, como:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile