Cadastro Nacional do Agricultor Familiar muda regras para inscrição; saiba quais!

Agricultores devem ficar atentos as modificações implementadas pelo governo federal. Nessa semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou o texto que consolida novas regras básicas para a implementação do Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF). A medida passa a ter validade imediata, por meio do decreto 10.688.

Cadastro Nacional do Agricultor Familiar muda regras para inscrição; saiba quais! (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)
Cadastro Nacional do Agricultor Familiar muda regras para inscrição; saiba quais! (Imagem: Reprodução/Jornal Contábil)

Se você trabalha como agricultor e pequeno produtor rural, fique ligado. O governo federal acaba de alterar as regras para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e empreendimento familiares rurais. A decisão, de acordo o Bolsonaro, objetiva garantir maior rotatividade no mercado.

O que mudou?

De acordo com o texto elaborado pelo ministério da agricultura, fica instituído a ampliação da participação das cooperativas e associações em programas e ações governamentais destinadas a atender “as formas associativas desse público-alvo, organizadas em pessoas jurídicas”.

Desse modo, o total de associados com inscrição ativa no CAF deixa de ser em 60% e fica em 50%. Além disso, serão liberadas reinvindicações daqueles setores que não tiveram o percentual mínimo exigido originalmente no decreto, ou seja, não se enquadravam como forma associativa representativa da agricultura familiar.

“Isso dificultava o acesso dessas organizações às políticas públicas. A alteração ampliará de forma significativa a participação dos agricultores familiares nos programas federais de fortalecimento da agricultura familiar”, informou o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério, Fernando Schwanke.

Quem pode se candidatar como agricultor familiar?

  • Agricultores familiares, pescadores artesanais; agricultores; silvicultores; extrativistas e quilombolas;
  • Assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária;
  • Beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário,
  • Empreendimentos Familiares Rurais que tenham, em sua composição, agricultores familiares; e
  • Demais Unidades Familiares e empreendimentos familiares rurais que explorem imóvel agrário localizado em área urbana.

O processo de inscrição é feito online, através da página do ministério da agricultura. Basta apresentar o CPF e Identidade (RG) e aguardar a aprovação do governo.

Validação do decreto

O registro faz parte da Lei nº 11.326, criada em 24 de julho de 2006, para instituir o CAF. Por meio dela, os agricultores passam a ser reconhecidos pelo poder público, havendo a formulação de suas associações para promover debates e diretrizes capazes de fomentar a Política Nacional da Agricultura Familiar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.