Doria compra 30 mil de doses da Coronavac e promete vacinar 100% do estado

Na segunda-feira (19), o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a compra de 30 mil doses da vacina Coronavac. Diante disso, prometeu vacinar todos os paulistas até o fim de 2021.

Doria compra 30 mil de doses da Coronavac e promete vacinar 100% do estado
Doria compra 30 mil de doses da Coronavac e promete vacinar 100% do estado (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)

Segundo Doria, a partir do mês de setembro será possível aplicar as doses a todos os moradores do Estado. Isso porque, até esse período, São Paulo já terá cumprido o seu compromisso com o Ministério da Saúde.

É importante lembrar que a vacina Coronavac está sendo produzida pelo Instituto Butantan junto ao laboratório Sinovac. O Instituto recebe o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e realiza o envasamento. Essas doses estão sendo repassadas para todo o país.

Porém, o governador afirmou que já adquiriu 30 milhões de doses para o seu Estado. Dessa maneira, a vacina da Coronavac será repassada ao Estado, após o cumprimento do acordo estabelecido com o Programa Nacional de Imunização. As doses vendidas para o Ministério da Saúde devem ser enviadas até  setembro.

Há um compromisso de entregar 100 milhões de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde. Parte dessas vacinas já ficará no Estado de São Paulo. Isso porque, o Programa Nacional de Imunização contempla todo o país.

Doria afirmou que, a partir do mês de outubro, as 30 milhões de doses compradas no Instituto Butantan poderão ser entregues. Dessa maneira, é previsto que durante os três meses seguintes toda a população que reside no Estado de São Paulo seja imunizado.

O governador já havia afirmado, no mês de fevereiro, que até o fim do ano todos os paulistas receberiam o imunizante. Até o momento, 17% da população adulta que reside no Estado recebeu, no mínimo, uma dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, São Paulo já imunizou 8,4% de sua população. Esse quantitativo diz respeito aos paulistas que receberam as duas doses da vacina e completaram a imunização.

Ontem, segunda-feira (19), o Butantan recebeu 3 mil litros do IFA. Com essa quantidade de insumos será possível fazer 5 milhões de doses da Coronavac, segundo o instituto. Já foram repassadas 41,4 milhões de doses da vacina para o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.