Campanha de vacinação contra a covid-19 avança no Rio de Janeiro e em São Paulo. A partir desta segunda-feira (19), as secretarias de saúde de ambos os estados estarão ampliando o número de pessoas inclusa nos grupos prioritários. Para os profissionais de saúde, há a aplicação da segunda dose e inserção de cidadãos mais novos. Acompanhe.
Enquanto o país segue lidando com os números de mortes pelo novo coronavírus, seus estados correm contra o tempo para antecipar a campanha de vacinação contra a doença.
Estados como o Rio de Janeiro e São Paulo passaram a priorizar a imunização dos profissionais de saúde, com doses ofertadas para mais de 40 mil pessoas.
Vacinação da covid-19 em São Paulo
Para os paulistanos a semana é de ampliação no cronograma de imunização. A partir desta segunda-feira (19), a secretaria estadual estará aplicando a vacina para os profissionais de saúde com 47, 48 e 49 anos. Ao todo, a previsão é de que mais de 30 mil pessoas sejam medicadas com a primeira dose.
Há ainda a aplicação da segunda dose para os: enfermeiros/técnicos e auxiliares; nutricionistas; fisioterapeutas/ terapeutas ocupacionais; biólogos; biomédicos/técnicos de laboratório que façam coleta de RT-PCR SARS CoV2 e análise de amostra de covid-19; farmacêuticos/técnico de farmácia; odontólogos/ASB (auxiliar de saúde bucal) e TSB (técnico de saúde bucal; fonoaudiólogos; psicólogos; assistentes sociais; profissionais da educação física e médicos veterinários.
Os novos convocados devem fazer o agendamento da medicação através do site Vacina Já. Basta fornecer as documentações de identificação pessoal e comprovação profissional para poder ter acesso ao medicamento.
Campanha de vacinação contra a covid-19 no Rio de janeiro
Já no estado do RJ a campanha também vem priorizando os profissionais de saúde e também os da educação. Ao longo dos próximos dias as doses serão concedidas para quem tem 50 anos ou mais, de acordo com o cronograma pré-estabelecido pela secretaria de saúde estadual.
As doses estão sendo aplicadas nos postos da Prefeitura do Rio pela cidade, como Clínicas da Família. Quem for convocado deverá apresenta os dois últimos contracheques que comprove o serviço prestado e um documento oficial com foto.