Carteira de Trabalho Digital: Login e formas de solicitar benefícios

Com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital é possível verificar as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho. Além disso, o trabalhador pode solicitar seguro desemprego, entre outros benefícios.

Carteira de Trabalho Digital: Login e formas de solicitar benefícios
Carteira de Trabalho Digital: Login e formas de solicitar benefícios (Imagem: Reprodução/Jornal Contábil)

O app Carteira de Trabalho Digital foi desenvolvido pelo Ministério da Economia, com o intuito de facilitar o acesso às informações trabalhistas. O aplicativo existe desde 2017, e está disponível para aparelhos com Android e iOS.

Desde setembro de 2019, o governo começou a substituir a Carteira de Trabalho impressa pela versão digital. Dessa maneira, os novos trabalhadores começaram a ter o registro de contrato no sistema.

Para isso, o trabalhador só precisa informar o CPF ao empregador e este presta todas as demais informações no site do e-Social. O Ministério da Economia informa que a versão impressa continua valendo para comprovar o tempo de trabalho anterior ao formato digital.

Como acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Clique em “entrar”;
  • Informe o número do seu CPF e a senha de acesso ao Gov.br;
  • Autorize o uso de dados pessoais.

Caso não possua cadastro no portal do Governo Federal, basta criar a sua conta. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, telefone e e-mail. Além disso, será preciso clicar na proteção contra spam (Não sou um robô) e ler e aceitar os termos de usos e política de privacidade.

O sistema solicitará o preenchimento de um questionário. As perguntas servem para comprovar a propriedade de acesso. Ao acessar o app Carteira de Trabalho Digital serão apresentadas as três últimas movimentações de seu último vínculo.

Como acessar o site Carteira de Trabalho Digital

  • Acesse o portal do Ministério da Economia;
  • Clique em “Já tenho cadastro” (caso não possua, basta clicar em “Quero me cadastrar” e seguir as orientações)
  • Preencha o espaço apresentando com o número do CPF e a senha de acesso (a senha é a do Gov.br, Sine Fácil ou Meu INSS);
  • Em seguida, clique em Carteira de Trabalho Digital.

Solicitar benefícios na Carteira de Trabalho Digital

No app ou no site é possível solicitar alguns benefícios, como o seguro desemprego. Para isso, basta clicar na opção “Requerer o Seguro-desemprego”. Em seguida, selecione a opção “Solicitar Seguro-desemprego” e informe o número do Requerimento.

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Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.