Carteira de Trabalho Digital: Como baixar e solicitar benefícios sociais

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo criado pelo Governo Federal para promover facilidade tanto para os trabalhadores, quanto para os empregadores. O documento no formato físico é obrigatório, pois reúne uma série de informações profissionais do trabalhador. 

Carteira de Trabalho Digital: Seguro desemprego e mais benefícios solicitados online
Carteira de Trabalho Digital: Como baixar e solicitar benefícios sociais (Imagem: Reprodução/Google)

Agora, a versão digital disponível desde 2017, foi reformulada no ano de 2019, embora muitas pessoas ainda não tenham conhecimento sobre o aplicativo, nem sobre as funcionalidades dele.

Vale mencionar que o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital se tornou oficial somente após a publicação de uma Portaria no Diário Oficial da União (DOU) há dois anos atrás.

Não é difícil imaginar que o aplicativo segue a proposta de oferecer mais praticidade do que a versão física e, este fator já pode ser visto na emissão do documento virtual. Ressaltando que este modelo atua mediante o cruzamento de uma série de dados junto à base do Governo Federal através do eSocial. Os dados trabalhistas devem ser fornecidos por este sistema pelo empregador. 

Emissão da CTPS Digital

Para emitir a Carteira de Trabalho Digital, basta:

  • Acesse o site acesso.gov.br e clique em “Criar sua conta”;
  • Forneça todas as informações solicitadas;
  • Escolha uma forma de ativação (SMS ou e-mail);
  • Acesse o e-mail ou SMS para criar uma senha e ativar a conta.

Se por alguma razão o trabalhador não conseguir concluir a etapa de criação de senha pela internet, ele pode recorrer a um terminal eletrônico do Banco do Brasil (BB) ou Caixa Econômica Federal (CEF), bem como uma unidade do Ministério da Economia. Gerada a senha, basta fazer o download no aplicativo oficial no aparelho celular.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está disponível nas lojas Play Store e App Store, para Android e iOS, respectivamente. Após baixá-lo, é preciso fazer o primeiro acesso fornecendo o número do CPF e senha cadastrados.

Na sequência, o usuário deve verificar alguns dados pessoais como o nome da mãe e data de nascimento para concluir o acesso.

Serviços disponíveis na Carteira de Trabalho Digital

A versão digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), permite que o trabalhador tenha em mãos de uma maneira bem mais prática e rápida, todas as informações que compõem o histórico profissional.

Isto quer dizer, dados como contratos de trabalho, número do Programa de Integração Social (PIS), além da solicitação de serviços como o abono salarial, seguro-desemprego e Benefício Emergencial (BEm). 

Também é possível requerer a primeira ou segunda via da carteira de trabalho diretamente pelo aplicativo, descartando a necessidade de se dirigir a uma das agências de atendimento e tornar o processo mais eficiente.

Para solicitar algum dos benefícios mencionados, basta:

  • Acessar o aplicativo;
  • Selecionar a opção “Benefícios”, situada na área inferior da tela;
  • Escolher um dos três benefícios disponíveis;
  • Após escolher o benefício, o trabalhador pode solicitar ou consultar a situação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.