Carteira de Trabalho Digital: Funções, serviços disponíveis e como fazer login

Brasileiros recorrem a digitalização de serviços em plena pandemia. Um dos efeitos do novo coronavírus têm sido a migração dos atendimentos presenciais para as plataformas online. Os trabalhadores, por exemplo, passaram a contar com a Carteira de Trabalho Digital que foi renovada e agora fornece uma série de possibilidades. Abaixo, saiba como utilizar.

Carteira de Trabalho Digital: Funções, serviços disponíveis e como fazer login (Imagem: Google)

A carteira de trabalho digital nada mais é do que uma CLT online. Por meio dela o cidadão consegue ter acesso a todos os informes do seu histórico trabalhista. Além disso, é possível ainda acompanhar transações importantes como os repasses do FGTS e INSS.

Quem pode usar a carteira de trabalho digital?

Para ter acesso ao app é simples, basta já ter criado sua carteira de trabalho em algum posto de atendimento validado pelo governo federal. Com a versão física em mãos, o cidadão precisa apenas baixar o app e dá início ao processo de cadastramento online.

As etapas são simples. Primeiro, é preciso ir até a loja de aplicativos do celular e digitar ‘Carteira de Trabalho Digital’. Depois, você precisa baixar a ferramenta e na sequência começar a preencher os informes solicitados.

Entre os dados pedidos, é preciso repassar o nome completo, número de CPF e data de nascimento. O número de seu NIS também deverá ser consultado. Por fim, é só conformar a solicitação, criar uma senha de acesso e passar a usar os serviços sempre que quiser.

Quais atendimentos disponíveis?

O principal serviço e também o mais utilizado pelo app têm sido a solicitação do seguro desemprego. O trabalhador não precisa mais ir até uma agência do trabalho, tendo em vista que agora o procedimento vem sendo requerido online.

Basta anexar o comprovante de desligamento do contrato sem justa causa, informar o tempo de serviço e aguardar a análise. A resposta é concedida em até 30 dias e na sequência os pagamentos já são liberados.

Pelo app é possível também acompanhar todos os valores e datas de pagamento do abono salarial. Entender a quantia que vem sendo repassada para o FGTS e a previdência e ter acesso ao histórico completo da jornada de trabalho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.