Benefício Emergencial (BEm) deve pagar 3 milhões de pessoas; saiba quem recebe

Governo informa que estará assegurando cerca de 3 milhões de trabalhadores pelo BEm em abril. Ao longo das próximas semanas, o ministério da economia vai efetuar os pagamentos para quem teve a jornada de trabalho reduzida, ou o contrato suspenso por causa da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi aprovada pela equipe orçamentária e terá validade imediata.

Benefício Emergencial (BEm) deve estabilizar 3 milhões de pessoas; saiba quem recebe (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Benefício Emergencial (BEm) deve estabilizar 3 milhões de pessoas; saiba quem recebe (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Bem (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) foi criado em 2020 como uma alternativa para reduzir as demissões em todo o país. Por meio dele, o empregador consegue reduzir o salário de seu servidor ou até mesmo suspender seu contrato temporariamente sem que haja a baixa na carteira de trabalho.

Na contrapartida, para que o cidadão não fique sem renda, o governo passou a efetuar pagamentos mensais como uma espécie de complemento. A ideia é que enquanto o cidadão tiver sua folha reduzida na empresa, fique sendo segurado pela União. Nesse mês, a previsão é de 3 milhões se enquadrem no benefício.

Como estão os pagamentos e cortes segurados pelo BEm:

Levantamento do governo federal

De acordo com os números divulgados pelo ministério da economia, o programa contribuiu para a manutenção do emprego. Desse modo, nos últimos meses o país deve 1.420.690 novas contratações de carteira assinada. Somente entre janeiro e março foram registradas 659.780 vagas.

Para mais informações sobre o BEm, fique de olho em nosso portal. Por meio dele você consegue saber todas as decisões da equipe federal, ajustes orçamentários, renovações da proposta e mais.

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile