Pagamentos por WhatsApp: Saiba como se proteger dos futuros golpes

Com a permissão de pagamentos por WhatsApp, novos golpes devem surgir, segundo especialistas em inteligência de ameaças. As transações não precisarão passar por nenhum aplicativo de banco, sendo assim, não é possível fazer o rastreio.

Pagamentos por WhatsApp: Saiba como se proteger dos futuros golpes
Pagamentos por WhatsApp: Saiba como se proteger dos futuros golpes (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os pagamentos por WhatsApp deve facilitar a compra e venda de produtos. Porém, tem muita chance de se tornar um grande problema, segundo especialistas área de segurança. Isso porque, ao tentar deixar mais barato o custo de transferências, o Banco Central dá margem à aplicação de golpes.

Segundo Eduardo Schultze, especialista da empresa Axur de proteção digital, os pagamentos por WhatsApp será uma ferramenta muito útil para as empresas, principalmente, para os pequenos e micro negócios.

Isso porque deixará as transferências mais baratas e mais fáceis entre os clientes e as empresas. Porém, alerta Schultze, tudo o que facilita a vida do cidadão também abre “brecha” para os bandidos.

Dessa maneira, ao fazer pagamentos por WhatsApp e não precisar fazer a operação por meio de um app de uma instituição bancária, a rastreabilidade é perdida. Com isso, em caso de golpe, será impossível recuperar o valor perdido.

Para piorar a situação, segundo a PSafe, empresa líder em cibersegurança na América Latina, só em 2020, mais de 5 milhões de brasileiros tiveram números de WhatsApp clonados. Isso mostra o quanto é inseguro o aplicativo de mensagens.

Diante disso, Schultze alerta que, após ter acesso ao número do WhatsApp, o cibercriminoso é capaz de solicitar empréstimos para amigos da lista telefônica. Porém, segundo o diretor da PSafe, Emilio Simoni, para efetuar a fraude é necessário que o delinquente também tenha acesso ao código PIN cadastrado.

Para conseguir esse código de suas vítimas, os cibercriminosos usam a engenharia social para convencê-las. Sendo assim, o receio dessa nova ferramenta e a insegura do vazamento de dados ao usá-la é algo que os usuários devem considerar.

O WhatsApp ainda não informou a data em que o serviço de pagamentos estará disponível. Sendo assim, ainda não há informações detalhes de como os pagamentos irão funcionar. Porém, a empresa informou que a ferramenta estará disponível em breve.

Sendo assim, é esperado que a empresa apresente ferramentas de proteção de dados e cibersegurança, trazendo assim, uma maior confiabilidade dos usuários e empresas para os pagamentos por WhatsApp.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.