ENEM: Como 28 candidatos conseguiram chegar a nota 1.000?

Apenas 28 estudantes tiraram a nota máxima, 1.000 pontos, na redação do ENEM 2020. O que é um número bem menor do que o ano anterior e pode ser reflexo do alto índice de abstenções. Entenda agora como esses candidatos chegaram a esse desempenho.

ENEM: Como 28 candidatos conseguiram chegar a nota 1.000?
ENEM: Como 28 candidatos conseguiram chegar a nota 1.000? (Imagem/Reprodução: Google)

Se de um lado o desempenho geral dos estudantes foi melhor do que na educação de 2019, do outro, apenas 28 participantes atingiram a nota máxima na redação.

No Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 foram 53 notas máximas no texto dissertativo-argumentativo.

Desempenho dos estudantes na redação do ENEM 2020

Antes de tudo é preciso entender que o desempenho na redação do Exame é avaliado com base em 5 competências e a nota atribuída pode ir de 0 a 1.000 pontos.  

Junto com a divulgação das notas, o INEP também publicou os dados gerais sobre o desempenho dos estudantes na prova de redação, confira abaixo:

A nota média que os estudantes atingiram no texto foi 588,74 pontos. Quanto a nota zero, tivemos uma redução do número de redações zeradas; que passou de quase 143 mil em 2019 para 87.567 (3,22% dos participantes).

Os motivos das notas zero são variados, mas previstos no edital do exame:

Como 28 candidatos tiraram mil na redação?

A tão sonhada nota mil na redação do Enem vai ter que ficar para a próxima edição para a maioria dos estudantes que fez a prova, já que apenas 28 estudantes em todo o país atingiram a nota máxima.

Confira agora o que fala o estudante de Direito Savicevic Ortega Silva de Melo.

O estudante usou diversas citações para dar credibilidade ao seu texto:

“citei o geógrafo Milton Santos e o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Falei da tela Os Retirantes, de Cândido Portinari”, afirmou o estudante, Savicevic.

Já para a estudante Ludmila Mendonça, a prática de produção textual foi um diferencial.

 Minha professora incentivava muito a prática constante e hoje vejo o quanto foi importante. Além disso, construir um repertório sociocultural é algo desenvolvido ao longo dos anos”, pontuou Ludmila.

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Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
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