ENEM: Após o SiSU, haverão novas oportunidades no ProUni e Fies em 2021?

A previsão é de que todo o processo seletivo do SiSU vá de 6 a 23 de abril. Mas com a nota, recém divulgada do ENEM também é possível se inscrever em seleções do Prouni e do FIES.

ENEM: Após o SiSU, haverá novas oportunidades no ProUni e Fies em 2021?
ENEM: Após o SiSU, haverá novas oportunidades no ProUni e Fies em 2021? (Imagem/Reprodução: Google)

A nota do ENEM é usada pelos estudantes brasileiros para cursar uma faculdade (cursos de licenciatura, bacharelado e até tecnológicos) de diversas formas.

As mais comuns são o Sistema de Seleção Unificada, o Programa Universidade Para Todos e o Fundo de Financiamento Estudantil.

SiSU 2021 com nota do ENEM 2020

na primeira seleção do Sistema de Seleção Unificada o estudante vai poder usar a nota do ENEM 2020. O processo seletivo vai ser aberto já na próxima semana, confira abaixo mais informações sobre o calendário do SiSU 2021/1:

  • Período de Inscrições: 6 a 9 de abril
  • Chamada única: 13 de abril
  • Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 13 a 19 de abril
  • Período de matrícula chamada regular: 14 a 19 de abril
  • Convocação dos aprovados na lista de espera: 23 de abril.

Novas seleções para o Prouni e Fies com o ENEM 2020

As seleções dos dois programas para ingresso no primeiro semestre letivo do ano foram feitas com uso da nota do ENEM 2019, já que a versão seguinte (2020) teve o resultado divulgado apenas essa semana.

Com isso, diversos estudantes se sentiram prejudicados, questionaram a seleção. O que fez com que o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmasse no final de 2020 que os dois programas teriam três seleções esse ano.

De acordo com Alexandre Lopes, que foi exonerado em fevereiro, o Prouni e o FIES teriam seleções nos meses de janeiro, abril e no final do segundo semestre.

No entanto, essa informação ainda não foi confirmada pelo INEP ou pelo MEC, vamos ter que aguardar um pronunciamento oficial.

O que já se sabe é que o próximo processo seletivo para os programas deve ser feito com uso da nota do ENEM 2020.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.