Governo federal reforça a fiscalização de seus projetos sociais. Nas últimas semanas, diversos setores administrativos estão solicitando que a população renove seus informes no Cadastro Único. Parte significativa daqueles que estão em atraso tiveram os salários de benefícios como o BPC e o Bolsa Família cortados. Abaixo, entenda a importância do procedimento.
A renovação dos dados no Cadastro Único tem sido uma solicitação cada vez mais recorrente pelo governo federal. A plataforma é utilizada como uma espécie de banco de dados na hora de analisar e conceder uma série de pagamentos dos projetos sociais brasileiros.
Isso significa dizer que, uma vez em atraso, o cidadão fica sujeito não só a ter seu nome incluso nas folhas orçamentárias, como também a ter o benefício já aprovado suspenso. Ou seja, atualizar os informes no CadÚnico garante a segurança de concessão dos salários sociais.
É por meio da participação na plataforma que o cidadão passa a ter o direito de ingressar em uma série de projetos em nível federal, estadual e municipal. Para além dos mais conhecidos como o Bolsa Família, por exemplo, a inclusão no CadÚnico pode resultar até mesmo em descontos nas contas de água e energia.
Lista dos benefícios concedidos por meio do Cadastro Único:
- Água para todos;
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
- Auxílio emergencial;
- Bolsa estiagem;
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental;
- Carta Social;
- Carteira do Idoso;
- Crédito Instalação;
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais;
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
- Passe Livre para pessoas com deficiência;
- Pro Jovem Adolescente;
- Programa Brasil Afabetizado;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Telefone Popular;
Isso significa dizer que, uma vez cadastrado e atualizado no CadÚnico, o cidadão pode gozar dos projetos acima desde que se enquadre nas regras de concessão. Além disso, permite que o governo tenha acesso aos seus dados ajudando na consolidação de novas políticas públicas sociais.
Como se inscrever no Cadastro Único e quais os documentos?
O processo de inscrição é fácil, atualmente basta de conectar na plataforma e preencher o formulário apresentado. Com a abertura dos postos do CRAS, a inscrição e atualização de dados pode ser feita presencialmente.
Ao longo do procedimento, você deverá apresentar os seguintes informes:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.