5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia

Isolamento social aumenta o número de vendas online. Nas últimas semanas, diversos estados passaram a aderir ao lockdown como medida de contenção da covid-19. Diante disso, negócios como restaurantes e vendas de demais produtos estão operando apenas pelo sistema de delivery, visto como a solução mais segura para manter o caixa. A seguir, acompanhe dicas para ampliar sua rede de atuação.

5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)
5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

Um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen revelou que as vendas online ganham cerca de 13 milhões de novos clientes no Brasil. O número é equivalente a todo o apurado de 2020 e revela que o sistema de delivery foi o mais utilizado dentro da pandemia.

Para o mercado e-commerce, foram contabilizados 79,7 milhões de clientes, 29% a mais que em 2019. Desse total de compradores, 83% passaram a pedir suas coisas por aplicativos, utilizando o serviço de entrega.

Como o microempreendedor pode inovar

Se você é dono de uma pequena empresa e deseja aderir a esse nicho, fique atento. No atual momento e diante da falta de previsão para o fim da pandemia, o sistema de entregas é de fato a principal forma de manter seu negócio funcionando.

No entanto, sua utilização não é simples e há uma série de medidas que podem ser adotadas para otimizar os lucros.

  • Esteja disponível na internet

Uma vez em que o mundo está cada vez mais conectado, você precisa estar nas redes. Seja por uma conta no Instagram ou vinculado a aplicativos como Ifood, Uber eats, Rappi, entre outros, se mantenha online. Isso ajudará na hora do cliente fazer a buscar e encontrar quais os seus produtos.

  • Tenha um bom cardápio/portfólio

O portfólio nada mais é do que uma exibição daquilo que você está vendendo. Invista em uma publicidade objetiva, atrativa e direcionada especificamente para o seu público alvo.

  • Atenção as embalagens, sustentabilidade é o novo valor do mercado

Na hora de fazer as entregas, fique atento as suas embalagens. Em um mundo onde a sustentabilidade tem se tornando uma pauta cada vez mais recorrente, reduzir o plástico de seus produtos pode ampliar os valores da sua empresa.

Além disso, identidade visual é muito importante. Crie seu logotipo, personalize as sacolas, faça um embrulho bem atraente e fotografe para as redes.

  • Seja atencioso com o seu público

Por fim, mas não menos importante, crie um vínculo com seus clientes. A atenção por meio de respostas de whatsapp e demais aplicativos pode reforçar o interesse do comprador em se fidelizar a sua marca.

De modo geral, é importante humaniza-la para assim tornar sua rede de consumidores ainda mais forte.

Com os feedbacks você pode criar um destaque no seu perfil da rede social para mostrar a opinião do seu público sobre o produto que oferece.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.