5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia

Isolamento social aumenta o número de vendas online. Nas últimas semanas, diversos estados passaram a aderir ao lockdown como medida de contenção da covid-19. Diante disso, negócios como restaurantes e vendas de demais produtos estão operando apenas pelo sistema de delivery, visto como a solução mais segura para manter o caixa. A seguir, acompanhe dicas para ampliar sua rede de atuação.

5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)
5 Dicas para aumentar vendas por delivery após alta de clientes na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

Um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen revelou que as vendas online ganham cerca de 13 milhões de novos clientes no Brasil. O número é equivalente a todo o apurado de 2020 e revela que o sistema de delivery foi o mais utilizado dentro da pandemia.

Para o mercado e-commerce, foram contabilizados 79,7 milhões de clientes, 29% a mais que em 2019. Desse total de compradores, 83% passaram a pedir suas coisas por aplicativos, utilizando o serviço de entrega.

Como o microempreendedor pode inovar

Se você é dono de uma pequena empresa e deseja aderir a esse nicho, fique atento. No atual momento e diante da falta de previsão para o fim da pandemia, o sistema de entregas é de fato a principal forma de manter seu negócio funcionando.

No entanto, sua utilização não é simples e há uma série de medidas que podem ser adotadas para otimizar os lucros.

  • Esteja disponível na internet

Uma vez em que o mundo está cada vez mais conectado, você precisa estar nas redes. Seja por uma conta no Instagram ou vinculado a aplicativos como Ifood, Uber eats, Rappi, entre outros, se mantenha online. Isso ajudará na hora do cliente fazer a buscar e encontrar quais os seus produtos.

  • Tenha um bom cardápio/portfólio

O portfólio nada mais é do que uma exibição daquilo que você está vendendo. Invista em uma publicidade objetiva, atrativa e direcionada especificamente para o seu público alvo.

  • Atenção as embalagens, sustentabilidade é o novo valor do mercado

Na hora de fazer as entregas, fique atento as suas embalagens. Em um mundo onde a sustentabilidade tem se tornando uma pauta cada vez mais recorrente, reduzir o plástico de seus produtos pode ampliar os valores da sua empresa.

Além disso, identidade visual é muito importante. Crie seu logotipo, personalize as sacolas, faça um embrulho bem atraente e fotografe para as redes.

  • Seja atencioso com o seu público

Por fim, mas não menos importante, crie um vínculo com seus clientes. A atenção por meio de respostas de whatsapp e demais aplicativos pode reforçar o interesse do comprador em se fidelizar a sua marca.

De modo geral, é importante humaniza-la para assim tornar sua rede de consumidores ainda mais forte.

Com os feedbacks você pode criar um destaque no seu perfil da rede social para mostrar a opinião do seu público sobre o produto que oferece.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.