Todos os tipos de solicitação realizadas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), necessitam de Carta de Concessão do Benefício. Saiba aqui como funciona e como pode ser feita a consulta do documento.
O que é a carta de concessão?
É um documento emitido pelo INSS, depois da aprovação do benefício. A concessão do benefício pode demorar até 1 mês e 15 dias.
No documento é possível encontrar:
- O valor recebido mensalmente pelo beneficiário;
- Local de pagamento/banco
- A espécie e o número do benefício;
- Data que o pedido deu entrada. Importante: a partir desta data que o INSS deverá pagar os valores em atraso.
- Data do agendamento e apresentação dos documentos;
- Memória de cálculos(declaração dos cálculos que foram feitos para determinar o valor mensal do benefício e os valores que estão em atraso);
- Data de secessão (isto é, o prazo previsto para o término do pagamento, em casos de benefícios temporários).
Como saber a minha resposta?
Existem 3 possibilidades para o status do pedido. São elas:
Habilitado – a solicitação está em análise para ser concedida ou indeferida.
Concedido – ou Deferido, ou seja, já foi aprovado o direito do segurado ao benefício.
Indeferido – por algum motivo, seja ele a falta de comprovação da necessidade do benefício ou vistoria errônea do INSS, o pedido foi negado.
Onde consultar a carta?
Os pedidos que estão em andamento, a consulta deve ser feita por meio da central 135, acessando o portal meu INSS ou presencialmente.
Confira o passo-a-passo para receber na hora a 2ª via da Carta de Concessão:
- Acesse: www.meu.inss.gov.br/
- Clique em fazer login, insira o CPF, a senha e confirme
- Logo na primeira página, procure pela opção Carta de Concessão
- Pronto! Visualize e imprima o documento.
E a outra maneira, é agendar no site sua visita a uma agência do INSS. Para isso basta:
- Fazer login no site;
- Procurar por agendamentos/solicitações;
- Vá até Novo Requerimento e digite Carta de Concessão
- Siga as recomendações informadas.