Segurados do INSS devem ficar atentos aos riscos da prova de vida digital. Com a pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nacional do Seguro Social passou a adotar pela digitalização dos seus serviços. A iniciativa objetiva priorizar a segurança da população idosa, considerada grupo de risco pela covid-19. Abaixo, entenda como proteger seus dados ao realizar o procedimento online.
A prova de vida do INSS funciona como uma atividade obrigatória onde o cidadão, contemplado por pensões ou aposentadoria, deve atestar anualmente que está vivo e tendo acesso aos benefícios.
Normalmente sua realização é feita de modo presencial, sob a apresentação de um documento com foto em qualquer agencia bancária. Porém, agora é possível fazer a correção online.
Prova de vida digital
Desde 2020, o INSS vem testando a digitalização da prova de vida. O procedimento virtual vem funcionando por meio do serviço de reconhecimento facial, ofertado no aplicativo do Meu INSS.
Para poder fazer a renovação, o cidadão deve se conectar no aplicativo, através do recebimento de um SMS enviado pelo INSS. Na mensagem há um código de autorização para que a prova de vida seja realizada.
Ao se conectar na plataforma, basta seguir o passo a passo apresentado na tela e apontar a câmera do celular para o rosto de modo que a leitura seja concluída.
Quais os riscos da prova de vida digital?
De um modo geral, as possibilidades de danos pela prova de vida virtual são mínimas. No entanto, o INSS reforça que o cidadão só clique nos links de SMS enviados por meio de seus portais oficiais.
Há inúmeras páginas e mensagens faltas, enviadas por whatsapp, solicitando que a população se cadastre em ferramentas fakes para fazer o procedimento. Todos os links são faltos e tem como objetivo roubar os dados do segurado e usar para atividade ilegais.
Isso significa dizer que, exceto pelos meios de comunicação exclusivamente do INSS, o cidadão não deve fornecer seus documentos para qualquer outro portal. Em caso ainda de fraudes, o órgão solicita que entre em contato e se necessário acione a polícia para iniciar uma investigação.
Para mais informações sobre a prova de vida do INSS, acesse nossa página previdenciária exclusiva.