Feriado antecipado começa a partir desta sexta (26); veja como comércio vai funcionar

A partir da 0h desta sexta-feira (26) começa a valer o feriado antecipado no município de São Paulo. A medida foi anunciada na semana passada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). O intuito é diminuir a circulação de pessoas, para que assim, a contaminação por Covid-19 seja reduzida.

Feriado antecipado começa a partir desta sexta-feira (26); veja como comércio funcionará
Feriado antecipado começa a partir desta sexta-feira (26); veja como comércio funcionará (Imagem: Reprodução/Google)

O feriado antecipado de São Paulo acontecerá entre os dias 26 de março a 4 de abril. Para não ter dia útil nesse período, foram antecipados cinco feriados, sendo três deste ano e dois de 2022.

Serão antecipados os feriados de Corpus Christi (3 de junho de 2021 e 2022), Dia da Consciência Negra (20 de novembro de 2021 e 2022) e aniversário de São Paulo (25 de janeiro de 2021).

Dessa maneira, o feriado antecipado contemplará os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril. É importante lembrar que durante esse período, haverá dois fins de semana (27 e 28 de março; 3 e 4 de abril) e o feriado nacional de 2 de abril, da Sexta-Feira da Paixão.

Com isso, o feriado antecipado durará dez dias na capital paulista. Segundo o prefeito, a iniciativa visa estimular o isolamento social. O município passa pelo pior momento da pandemia e corre risco de ter um colapso no sistema de saúde.

O estado de São Paulo registrou, na última terça-feira (23), o recorde de mortes diárias por Covid-19, sendo mais de mil vítimas. Na quarta-feira (24), o Brasil registrou a marca de 300 mil mortes pela doença. Diante disso, o país é considerado, neste momento, epicentro da doença.

A capital de São Paulo registrou mais de 20 mil óbitos por covid. Além disso, possui 90% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.  A situação tende a piorar, já que o número de pessoas aguardando uma vaga na UTI só vem aumentando.

Funcionamento do comércio no feriado antecipado em São Paulo

A prefeitura permitirá apenas o funcionamento de unidades de saúde, de segurança urbana, de assistência social e do serviço funerário. Os bancos só irão funcionar de forma digital. A visitação aos parques e praias estará proibida durante o feriado antecipado.

As escolas públicas estão em recesso, já as particulares só poderão funcionar de forma online durante os próximos dez dias. A prefeitura informou que o rodízio de veículos continuará sendo mantida.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.