Lista de cidades do Brasil que anteciparam feriados para isolamento; veja o que muda!

Pontos-chave
  • A situação critica levou os prefeitos a anteciparem os feriados na tentativa de fazer com as pessoas fiquem em casa;
  • São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Salvador são alguns exemplos;
  • Bancos também aderiram ao fechamento e não devem funcionar nesses dias.

O agravamento da pandemia do coronavírus preocupa os governos de municípios espalhados pelo Brasil. A situação critica levou os prefeitos a anteciparem os feriados na tentativa de fazer com as pessoas fiquem em casa. Veja como ficou a situação em algumas delas.

Lista de cidades do Brasil que anteciparam feriados para isolamento; veja o que muda!
Lista de cidades do Brasil que anteciparam feriados para isolamento; veja o que muda! (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Rio de Janeiro 

Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, anunciaram ontem, 22, a antecipação dos feriados do mês de abril para formar um feriado prolongado que vai do próximo dia 26 até 4 de abril.

Paes e Grael tiveram um encontro com o governador em exercício no estado, Cláudio Castro.

Segundo informações divulgadas, o governo do estado também planeja aplicar a antecipação de feriados e colocar em prática medidas mais restritivas.

Principais restrições que podem ser colocadas em prática pelo governador: 

  • Fechar escolas públicas e privadas
  • Adotar restrições para bares e restaurantes (funcionamento até às 23h, com 50% da capacidade)
  • Shoppings e centros comerciais vão funcionar com 40% da capacidade, das 12h às 20h
  • Lojas em geral podem abrir entre 8h e 17h
  • Praias permanecem fechadas.

São Paulo

prefeito de São Paulo, Bruno Covas, comunicou a antecipação de cinco feriados e alterações no rodízio de veículos na tentativa de conter o avanço de casos de coronavírus e aumentar o isolamento em SP.

“Antecipamos para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e dia 1º de abril, juntando inclusive com o feriado nacional que temos dia 2, Sexta-feira Santa. Então temos um prazo que vai do dia 26 até o dia 4 de abril sem dia útil para poder exatamente forçar a cidade de São Paulo a parar.”, disse o prefeito.

Durante o encontro com jornalistas, Covas explicou que serão antecipados dois feriados municipais de 2021 (Corpus Christi, previsto para 3 de junho, e Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro).

Três feriados municipais do ano que vem também serão antecipados (fundação de São Paulo, 25 de janeiro, Corpus Christi, 16 de junho, e Dia da Consciência Negra, 20 de novembro).

Ele disse ainda que debate a antecipação do feriado estadual da Revolução Constitucionalista, no dia 9 de julho.

A antecipação de feriados já foi aplicada no ano passado. Na ocasião, o prefeito antecipou os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra justamente para tentar controlar a transmissão do vírus.

Esta nova antecipação tem a finalidade de descarregar o sistema de saúde e controlar a circulação de pessoas pela cidade. Nesta semana, o índice de isolamento social na capital ficou em torno de 45%.

O governo deseja atingir um patamar de isolamento perto dos 70% e que as empresas que permanecem funcionando mesmo com as restrições atuais interrompam as atividades nesses dias. Não foi informado se bancos e outros serviços vão aderir ao recesso.

Outros municípios da região metropolitana também estudam a antecipação dos feriados. Covas ressaltou que a medida foi reaplicada porque deu certo no ano passado.

Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis também estuda antecipar os feriados da capital. Ele disse nesta segunda (22), que a medida está sendo debatida com outros municípios da região metropolitana. Caso a medida seja adotada, o feriadão prolongado deve começar já na próxima semana.

Piauí

Já no Piauí, o governo irá antecipar um feriado estadual para esta sexta, 26. Esta antecipação vem para reforçar o isolamento social dentro do pacote de medidas que já sendo aplicado no estado e que termina no próximo dia 29.

Medidas de isolamento (Google)
Medidas de isolamento (Google)

Funcionamento dos bancos nos feriados

Em decorrência da antecipação dos feriados na capital paulista, as agências bancárias não funcionarão nestes dias para atendimentos presenciais, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Durante o feriado prolongado, os bancos realizarão atendimentos pela internet e nos caixas eletrônicos. Além disso, mesmo nas cidades em que o atendimento presencial das agências seja possível, ele será restrito.

  • Vencimento de contas e boletos 

As datas de vencimento de contas e boletos permanecem inalterados nos municípios em que as agências não abrirão no feriado prolongado. Isto acontece pois o Banco Central não considera esses dias como “feriados bancários”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.