A contagem regressiva para a divulgação das notas do ENEM já começou. Essa nota é tão aguarda pelos estudantes brasileiros, pois, com ela, eles conseguem participar de diversos sistemas de ingresso no ensino superior.
O Exame Nacional do Ensino Médio acontece uma vez por ano e mobiliza estudantes de todo o Brasil, até mesmo os naturalizados. Sua nota pode ser usada de diversas formas, mas os requisitos variam de acordo com o processo seletivo.
Confira agora a nota mínima nas três principais seletivas.
Nota do ENEM no SiSU
O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em instituições públicas (Federais ou Estaduais) de nível superior de todo o país. Para participar basta ter feito o ENEM mais recente, desde que não seja na condição de treineiro.
No SiSU, não existe nota mínima para participação, mas é necessário não ter zerado a prova de redação. Vale ressaltar que quanto maior a nota, mais chances de conseguir se destacar na lista de classificação.
O SiSU abre inscrições no próximo dia 6 de abril, com divulgação do resultado prevista para o dia 13 seguinte.
Nota do ENEM no Prouni
O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) para quem não tem, comprovadamente, condições de pagar os cursos de nível superior.
Para as bolsas integrais é necessário ter renda familiar de até 1,5 salários por pessoa; para as bolsas parciais, é necessário ter renda de até 3 salários mínimos.
Podem participar estudantes da rede pública de ensino, ou bolsistas da rede particular; além de professores efetivos da rede pública e pessoas com deficiência.
A nota mínima para participar da seleção é 450 pontos, além da impossibilidade de ter zerado a redação.
Nota do ENEM no FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil é voltado a viabilizar o ingresso no ensino superior. Nesse caso, são concedidos financiamentos que são pagos apenas depois da conclusão do curso.
Para participar é necessário ter renda familiar de até 3 salários mínimos e ter feito o NEM a partir de 2010.
A nota mínima para participar da seleção é 450 pontos, além da impossibilidade de ter zerado a redação, assim como no Prouni.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR.