Idosos de 72 a 74 anos recebem 1ª dose da vacina da Covid-19 nesta sexta-feira (19)

O Estado de São Paulo decidiu antecipar a vacina da Covid para os idosos entre 72 e 74 anos. Com isso, a aplicação das doses do imunizante nesse grupo que estava marcado para acontecer na próxima segunda-feira (22) foi antecipada para hoje (19).

Idosos de 72 a 74 anos recebem 1ª dose da vacina da Covid-19 nesta sexta-feira (19)

Até ontem, quinta-feira (18), o estado de São Paulo vacinou os idosos com mais de 75 anos. De acordo com o calendário de campanha da Covid-19 do estado, os idosos com 70 e 71 anos serão vacinados a partir do dia 29 de março.

O Estado espera imunizar nesta sexta-feira 730 mil idosos entre 72 e 74 anos. O governador, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação do calendário durante a coletiva de imprensa sobre a pandemia e as ações desenvolvidas pelo Estado.

Durante a coletiva, Doria pediu que, aqueles que serão vacinados hoje (19), evitem a concentração na parte da manhã. O governador lembrou que a imunização estará acontecendo durante todo o dia, até as 18h. Além disso, reforçou a importância de realizar o pré-cadastro no site Vacina Já.

Esse pré-cadastro reduz, em até, 99% do tempo de permanência nos postos de imunização. Com isso, dar mais segurança aos idosos que não precisam ficar tanto tempo expostos e agiliza a aplicação do imunizante, evitando a formação de filas.

Cronograma de aplicação da vacina da Covid no estado de São Paulo

O estado de São Paulo já aplicou mais de 4 milhões de doses da vacina da Covid. Está sendo usado os imunizantes da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina da AstraZeneca/Oxford.

1.140.919 pessoas já receberam as duas doses e 3.012.697 pessoas a guardam completar o ciclo de vacinação. A campanha de imunização do estado começou no dia 17 de janeiro, assim que foram recebidos os primeiros lotes das doses.

No dia 17 de janeiro foram imunizados os trabalhadores da Saúde, indígenas e quilombolas. De acordo com os dados, esse grupo contemplou 1,6 milhão de pessoas. No dia 8 de fevereiro foi a vez dos idosos com 90 anos ou mais.

No dia 27 de fevereiro foram imunizados os idosos entre 85 e 89 anos. No dia 3 de março os idosos entre 80 e 84 anos receberam a primeira dose da vacina da Covid. Por último, na última segunda-feira, os idosos de 75 e 76 anos foram vacinados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.