Fiocruz entrega 580 mil doses da vacina de Oxford para plano de imunização

Brasil terá novo lote de vacina contra a covid-19. Nessa quinta-feira (17), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entregou novas 500 mil doses da imunizante Oxford/AstraZeneca. Os medicamentos foram fabricados na cede do Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, sob a utilização Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), concedido internacionalmente. Acompanhe o cronograma.

Fiocruz entrega 580 mil doses da vacina de Oxford para plano de imunização (Imagem: Alena Shekhovtcova/Pexels)
Fiocruz entrega 580 mil doses da vacina de Oxford para plano de imunização (Imagem: Alena Shekhovtcova/Pexels)

O Brasil acaba de receber um novo grande lote de vacina contra a covid-19. Com o registro validado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fiocruz passou a ser a principal provedora dos imunizantes em todo o território nacional.

Ao todo, a marca já estregou mais de 1,080 milhão de doses distribuídas entre todos os estados.

O instituto informou ainda que até esta sexta-feira (19), estará liberando mais 580 mil novas vacinas. A previsão é de que até o fim de março, sejam entregues 3,8 milhões, com uma produção de aproximadamente um milhão de doses por dia.

Demanda em grande escala é uma prioridade

De acordo com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a partir de abril, o país passará agilizar as filas de vacinação. A previsão é de que sejam produzidas mais de 20 milhões de doses mensalmente, de modo que permita com que os grupos prioritários sejam totalmente imunizados.

A gestora reforçou ainda a necessidade da Fiocruz de conta com o apoio do governo federal e estaduais. Além disso, solicitou a população que os cuidados para evitar o contágio do vírus permanecessem sendo tomados.

“Uma pandemia só pode ser superada com o esforço conjunto do governo e da sociedade civil. A ciência, a tecnologia e a inovação, que são os pilares da nossa instituição ao lado do papel do Sistema Único de Saúde (SUS) para quem destinamos a entrega de vacinas, é que neste momento podem contribuir para o principal objetivo das vacinas nesta pandemia, que é salvar vidas”, disse ela.

Novas doses em andamento

Diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, informou ainda que a fábrica está produzindo mais 6 milhões de doses para serem entregues a partir de abril.

“A gente deve seguir nesse ritmo até concluir os 100,4 milhões de doses previstas no contrato de encomenda tecnológica com a AstraZeneca. A expectativa é que as últimas doses deste contrato sejam entregues até julho deste ano”.

Com os medicamentos entregues, o governo deverá passar a fazer o envio para os estados que ficarão responsáveis por distribuir entre seus municípios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.