Desde esta segunda-feira (15), a Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizam o mutirão para renegociação de dívidas. Até o dia 31 de março, os consumidores poderão realizar acordos com redução de juros e multa.
No total, por volta de 200 Procons farão parte do Mutirão de Renegociação de Dívidas. Os interessados podem participar da ação pela internet.
A iniciativa é realizada em celebração ao Dia Mundial do Consumidor, que foi comemorado nesta segunda (15).
Por meio desta parceria com a Febraban, será possível oferecer melhores condições de pagamento. A iniciativa conjunta também possibilitará redução de juros e multas, ajuste do valor das parcelas e critérios especiais para pagar a dívida.
Este mutirão tem o objetivo de possibilitar que as famílias brasileiras possam recuperar o equilíbrio financeiro, de forma a evitar ter o nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito.
Segundo Átila Nunes, presidente do Procon-RJ, alega que a queda na renda no ano passado impactou o orçamento doméstico. Como consequência, o pagamento das contas foi postergado. Diante dessa situação, o órgão busca evitar que essas famílias tenham o nome negativado.
A chefe do Procon-PR, Claudia Silvano destaca que a plataforma virtual de intermediação de conflito é um instrumento de cidadania. Por meio deste sistema, os consumidores podem exercer os direitos de forma fácil, moderna e efetiva. Além disso, não há necessidade de deslocamento.
Como participar do mutirão para renegociação de dívidas
A campanha de renegociação de dívidas está disponível na plataforma de solução de conflitos do governo federal, o consumidor.gov.br. Para participar da ação, o consumidor deve se registrar na plataforma. Pelo sistema, a pessoa deve relatar a dívida, informando que deseja negociá-la.
No momento de postar a queixa no site, é importante informar que está participando do mutirão, por meio desta hashtag: #MutirãoProconsBrasil.
Após o registro, o banco ou instituição financeira terá o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor interessado.
Finalizado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor terá o prazo de 20 dias para avaliar e dar um retorno para a empresa.