Com o surgimento da pandemia da Covid-19, diversos setores tiveram que se readequar oferecendo uma alternativa online. Há um ano cidadãos de todo o mundo precisaram se acostumar com uma nova rotina onde diversos procedimentos passaram a ser realizados virtualmente. É o caso da plataforma “Meu INSS“, disponível em site e aplicativo para android e iOS.
O portal criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibiliza quase todos os serviços da autarquia de forma online, visando reforçar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) que dispõem sobre o distanciamento e isolamento social em virtude da proliferação e contaminação do novo coronavírus.
No entanto, é importante mencionar que, para aqueles que não têm acesso ou que possuem dificuldades em manusear dispositivos eletrônicos, os serviços também estão disponíveis através da Central de Atendimento pelo número 135.
Serviços disponíveis
Através do “Meu INSS“, o segurado do instituto consegue realizar o envio de documentos, sejam eles escaneados ou fotografados, como no caso do atestado médico, o mais comum deles.
Para realizar este procedimento, basta acessar o “Meu INSS” e selecionar a opção “Agendar Perícia”, em seguida, clicar em “Perícia Inicial” e ao surgir a questão “Você possui atestado médico?”, o usuário deve responder “sim” e anexar o respectivo documento.
Veja abaixa a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro-desemprego do pescador artesanal;
- Benefícios assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão, entre outros.
Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo.
Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135.
Acesso ao Meu INSS
Entretanto, antes de mais nada, o beneficiário precisa saber como realizar o acesso ao “Meu INSS“. Sendo assim, ele pode acessar a seção “Meu INSS” hospedada no site do instituto, ou instalar o aplicativo “Meu INSS” no aparelho celular.
Na sequência, basta fazer um cadastro e criar uma senha. Ressaltando que, se desejar, o usuário também pode adquirir uma senha provisória pelo site de algumas instituições bancárias.
É importante dizer que tanto o site do INSS quanto a Central de Atendimento 135, funcionam de segunda-feira a sábado, das 07 às 22h.
Prazos do INSS
Por fim, o INSS reforça que aqueles segurados que forem notificados por meio de sms ou e-mail informando alguma pendência, não devem se preocupar. Pois, conforme citado anteriormente, toda a documentação capaz de comprovar qualquer fato, pode ser enviada pela plataforma.