Agende atendimento e solicite benefícios usando o aplicativo ou site ‘Meu INSS’

Aqueles que precisam utilizar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), continuam sendo atendidos prioritariamente por meios digitais. Além da central telefônica que está mantida neste período de restrições para controle da pandemia causada pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo. 

Agende atendimento, peça benefícios do INSS usando app ou site
Agende atendimento, peça benefícios do INSS usando app ou site (Imagem: Google)

A fase vermelha de restrição que deve durar pelo menos até o fim de março em vários estados, não vai trazer impedimento para o funcionamento do órgão.

Os 91 serviços que são oferecidos pelo site, aplicativo Meu INSS e no telefone 135 concentram a maior parte dos atendimentos desde a reabertura das agências da Previdência, em setembro do ano passado.

Por meio desses canais remotos estão disponíveis todos os tipos de requerimentos de benefícios como pedidos de aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença. 

Diferente do que aconteceu anteriormente, no estado de São Paulo, por exemplo, mesmo retornando para a fase vermelha não resultou no fechamento de postos do INSS. 

Sendo assim, as unidades continuaram funcionando de segunda a sexta-feira, das 7 até às 13 horas para atender os segurados que agendaram o seu horário pelo telefone 135, pelo aplicativo ou site Meu INSS. 

A principal abertura para a liberação de benefícios foi por conta do represamento dos pedidos entre os meses em que as agências do INSS ficaram fechadas no ano de 2020. As perícias médicas também não serão interrompidas de acordo com a Subsecretaria da Perícia Médica Federal.

As unidades estão atuando de forma exclusiva para a realização de perícia médica, avaliação social, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Apesar de ser um serviço essencial, o atendimento previdenciário está sendo prejudicado pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os servidores fazem parte do grupo de risco e precisam ser transferidos do atendimento ao público para os serviços de retaguarda. Logo, diminui a capacidade de atendimento nas unidades.

Antes da pandemia, o INSS já estava sofrendo dificuldades para responder à gigantesca demanda e chegou a acumular uma fila de mais de 2 milhões de requerimentos. 

Hoje, o número de benefícios que estão à espera de conclusão são de cerca de 1,7 milhão de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IDBP).

Como agendar atendimento no Meu INSS?

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  •  Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  •  Clique em “Agendar Novo”;
  •  Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  •  Compareça na data marcada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.