Meu INSS: Passo a passo para fazer pedido do BPC na internet

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago para idosos acima de 65 anos e deficientes que não possuem formas de se sustentar. O pagamento é de no máximo 1 salário mínimo.

Meu INSS: Passo a passo para fazer pedido do BPC na internet
Meu INSS: Passo a passo para fazer pedido do BPC na internet (Imagem: Agência Brasil)

Quem pode receber o BPC?

O benefício é pago para idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, atualmente, o valor pago é de R$1.100 que pode ser solicitado em uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como solicitar?

Os cidadãos que podem receber o benefício devem, primeiramente, ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que é o centro de atendimento em que se realiza o cadastro no CadÚnico.

O beneficiário deve buscar o Cras mais perto da sua casa. Neste período de isolamento social, o atendimento presencial está sendo realizado com horário agendado.

O CadÚnico não é apenas um cadastro para as pessoas com deficiência e sim um cadastro familiar.

Podem fazer parte do cadastro: o requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam no mesmo endereço. Documentos de toda família devem ser levados para realização do cadastro.

Como solicitar pela internet?

Depois de ter feito seu cadastro no CadÚnico,  é preciso entrar no aplicativo Meu INSS, e seguir o passo a passo:

  • Crie um login e uma senha para acessar seu perfil no Meu INSS;
  • O login será seu CPF e uma senha criada por você;
  • O site irá fazer perguntas para confirmar sua identidade. Depois, é possível fazer o requerimento. Se o BPC for solicitado em seu nome, você deve responder seus dados. Mas se for para terceiros, use os dados dele no cadastro do Meu INSS.;
  • No aplicativo,é só entrar em: Agendamentos/Solicitações, depois Benefícios Assistenciais, clicar em Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência e Atendimento à distância;
  • Envie a documentação solicitada no aplicativo Meu INSS;
  • Acompanhe a situação do seu requerimento com frequência, porque o processo será feito on-line durante a pandemia;
  • Há uma lupa no requerimento feito: clique nela para acompanhar seu processo.
  • O INSS também irá se comunicar com você pelo site ou aplicativo.

Como enviar os laudos pelo MEU INSS?

Para enviar os laudos é preciso:

  • Entrar no aplicativo e depois clicar em Solicitações/agendamentos;
  • Procurar por Meus requerimentos;
  • Clicar em Detalhar atendimento à distância;
  • E por fim  Anexar o  documento desejado.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.