Aposentadoria, BPC, pensão por morte e MAIS benefícios do INSS sofrem reajuste

Pagamentos do INSS começam a ser feitos com reajuste de salário. Nessa segunda-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social iniciou o cronograma de liberações de pensões, aposentadorias e demais benefícios como o BPC. A previsão é de que os depósitos sejam realizados até o próximo dia 5, sendo a quantia baseada no novo piso nacional.

Aposentadoria, BPC, pensão por morte e MAIS benefícios do INSS sofrem reajuste (Imagem: Agência Brasil)
Aposentadoria, BPC, pensão por morte e MAIS benefícios do INSS sofrem reajuste (Imagem: Agência Brasil)

Os aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber os valores de seus benefícios nesta semana. Por se tratar do primeiro pagamento do ano, todos terão reajustes com um acréscimo de 5,26% devido a correção do piso nacional.

Reajuste de valores

Para poder definir a quantia exata a ser concedida o órgão deve levar em consideração a modalidade beneficiária em que o cidadão se encontra. De modo geral, o valor mínimo deverá ser de R$ 1.100, enquanto o máximo ficará em R$ 6.433,57.

No caso dos contemplados acima do piso nacional, o acréscimo tende a ser de 5,45% de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de 2020). Para esse grupo, os depósitos são feitos posteriormente, mediante os pagamentos dos menos favorecidos.

Calendário de pagamentos do INSS

A organização permanece a mesma de 2020. Primeiro são liberados os salários dos segurados que recebem até um salário mínimo. A ordem de prioridade se dá de acordo com o número final do benefício, como mostra o cronograma abaixo:

Benefícios de até um salário mínimo
Número final do benefício Data de pagamento
1 25 de janeiro
2 26  de janeiro
3 27  de janeiro
4 28  de janeiro
5 29  de janeiro
6 1° de fevereiro
7 2 de fevereiro
8 3 de fevereiro
9 4 de fevereiro
0 5 de fevereiro

Na sequência o instituto passa a liberar os salários mais altos, para quem está acima do piso. Nesse caso, a ordem também é de acordo com o número final de inscrição. Confira:

Benefícios acima de um salário mínimo
Final do número do benefício Data do pagamento
1 e 6 1º de fevereiro
2 e 7 2 de fevereiro
3 e 8 3 de fevereiro
4 e 9 4 de fevereiro
5 e 0 5 de fevereiro

Para mais informações sobre os salários e demais informes do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.

Nela é possível ficar por dentro de todas as atualizações do órgão e ter acesso aos tutoriais de solicitações de benefícios.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.