ESTES bancos oferecem empréstimo consignado para aposentados do INSS

Pontos-chave
  • Governo altera limite do empréstimo consignado;
  • Solicitações devem ser feitas de acordo com o saldo do cidadão;
  • Instituições bancárias já disponibilizam novo serviço.

Brasileiros passam a recorrer ao empréstimo consignado como alternativa para sair da crise. Nessa semana, o governo federal informou que estará ampliando o limite do crédito para servidores e segurados do INSS que quiserem aderir um consignado. A decisão foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro e deverá resultar no crescimento do serviço.

ESTES bancos oferecem empréstimo consignado para aposentados do INSS (Foto: Google)
ESTES bancos oferecem empréstimo consignado para aposentados do INSS (Foto: Google)

O empréstimo consignado é visto como uma ótima oportunidade para quem desejar dar entrada em uma linha de crédito. Por ter os valores mensais diretamente descontado do salário do contratante, apresenta a menor taxa de juros do mercado, em comparação com as demais categorias.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

O contrato pode ser feito por servidores públicos ou segurados do INSS que recebam salários mensais vinculados ao governo federal.

Isso porque, o pagamento é descontado diretamente do salário, sem que o cidadão pague com atrasos.

A mais recente edição no programa aumentou o valor do teto orçamentário a ser comprometido. Anteriormente o cidadão só poderia pedir um empréstimo desde que a parcela comprometesse até 35% de seu salário. Agora o limite é de 40%, sendo 5% destinado ao cartão de crédito.

Abaixo, confira algumas instituições que estão ofertando esse serviço:

Caixa Econômica Federal (CEF)

Os clientes da Caixa Econômica Federal podem ter acesso ao empréstimo consignado com taxas de juros a partir de 1,45% ao mês. O serviço vem sendo ofertado para Aposentados e Pensionistas que usem o cartão Caixa Simples.

Para contratar a margem de crédito, basta entrar em contato com seu agente bancário e saber as ofertas disponíveis de acordo com sua fonte de renda.

Banco Bradesco

No Bradesco, o consignado por ser contratado por Aposentados e Pensionistas do INSS. O valor da taxa de juros é em média de 1,62%, sendo a primeira parcela contabilizada apenas 90 dias depois da solicitação e o contrato total encerrado em até 8 anos desde que as parcelas sejam fixadas.

Banco do Brasil

No Banco do Brasil o serviço está disponível para os segurados do INSS que já são clientes da marca. O crédito pode ser pago em até 180 dias e a taxa de juros varia de acordo com a situação econômica do banco e do seu contratante. O tempo de carência nesse caso é de seis meses desde a validação do pagamento.

Banco Itaú

No Itaú as taxas de juros variam entre 1,66 ao mês e 21,84% ao ano. A solicitação pode ser feita pelos clientes vinculados ao governo federal e o pagamento é quitado em até 84 meses com parcelas fixas.

É importante ressaltar que clientes de outros bancos também podem fazer o empréstimo pelo Itaú.

Banco Santander

No Santander o juros é de 1,07% por mês e a aprovação prioritária é para os aposentados e pensionistas vinculados ao INSS.

O pagamento também é feito de forma automática, vinculado a folha salarial do cidadão e o tempo total do contrato varia de acordo com o valor solicitado.

ESTES bancos oferecem empréstimo consignado para aposentados do INSS (Foto:Google)
ESTES bancos oferecem empréstimo consignado para aposentados do INSS (Foto: Google)

Banco BMG

No BMG, os juros e os prazos de pagamento são modificados de acordo com o valor e fonte de renda do contratante. É preciso cumprir a margem e 40% do comprometimento salarial e a linha de crédito tende a ficar disponível em até 48h depois da assinatura do contrato.

Banco Inter

No Inter o juros é de 1,30% ao mês e as taxas são pré fixadas sem alterações. O tempo total do contrato pode ser de até 84 meses, ou seja, 8 anos, com parcelas iguais. A carência é de seis meses após o recebimento.

Banco Safra

Por fim, os clientes do banco Safra também podem solicitar. É preciso estar vinculado ao INSS e ter atualização mensal na folha de pagamento, tendo em vista o desconto automático.

O juros varia aproximadamente em 1,52% ao mês e o prazo de pagamento vai de 24 a 84 meses. Já as parcelas são fixas e não sofrem alteração até o fim do contrato.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.