Receita libera pagamento da restituição do IRPF no Nubank, PicPay, Banco Inter e mais!

A Receita Federal incluiu uma novidade no Imposto de Renda (IR) 2021, essa nova opção acompanha o crescimento das fintechs. Isto é, empresas que desenvolvem produtos financeiros. Assim, além das contas correntes e poupanças tradicionais, os contribuintes podem selecionar uma conta de pagamento digital para crédito da restituição do imposto.

Receita libera pagamento da restituição do IRPF no Nubank, PicPay, Banco Inter e mais!
Receita libera pagamento da restituição do IRPF no Nubank, PicPay, Banco Inter e mais! (Foto: Google)

Entenda como funciona essa modalidade e como selecionar para receber o dinheiro de volta, caso precise.

Fintechs e contas

As fintechs são empresas voltadas para a tecnologia e o mercado financeiro. Segundo o Distrito Fintech Report 2020, o número de empresas nessa categoria cresceu em 34% no último ano.

O Nubank, PagSeguros e PicPay são fintechs brasileiras que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Um dos produtos principais são as contas digitais, que atraem cliente por conta da facilidade no acesso, isso por serem acessadas 100% pela internet. Outro atrativo é a ausência de tarifas de manutenção, movimentação financeira e uso do cartão de crédito.

Crédito de restituição

Até o ano passado, essas contas não podiam ser selecionadas para receberem a restituição do Imposto de Renda, apenas as contas correntes e poupança tradicionais podiam ser recolhidas.

Dentre as novidades, está a inclusão dessas contas de pagamento como uma forma de devolução do imposto pago. 

Para receber nessa conta, antes de enviar a sua declaração o contribuinte deve selecionar a opção “Resumo da declaração”, no menu esquerdo da tela, e depois clicar em “Cálculo do Imposto”.

Vai ser informado se o declarante possui, ou não, um valor a ser restituído. Se tiver dinheiro a receber, a aba “Informações Bancárias” deverá ser preenchida com os dados de sua conta no banco digital.

Restituição

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber após fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Para isso é necessário que o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ao longo do ano, com isso, a parte “extra” dessa contribuição é devolvida pela Receita.

Serão cinco lotes de restituição que serão pagos mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021