Brasileiros recorrem a digitalização de serviços em plena pandemia. Um dos efeitos do novo coronavírus têm sido a migração dos atendimentos presenciais para as plataformas online. Os trabalhadores, por exemplo, passaram a contar com a Carteira de Trabalho Digital que foi renovada e agora fornece uma série de possibilidades. Abaixo, saiba como utilizar.
A carteira de trabalho digital nada mais é do que uma CLT online. Por meio dela o cidadão consegue ter acesso a todos os informes do seu histórico trabalhista. Além disso, é possível ainda acompanhar transações importantes como os repasses do FGTS e INSS.
Quem pode usar a carteira de trabalho digital?
Para ter acesso ao app é simples, basta já ter criado sua carteira de trabalho em algum posto de atendimento validado pelo governo federal. Com a versão física em mãos, o cidadão precisa apenas baixar o app e dá início ao processo de cadastramento online.
As etapas são simples. Primeiro, é preciso ir até a loja de aplicativos do celular e digitar ‘Carteira de Trabalho Digital’. Depois, você precisa baixar a ferramenta e na sequência começar a preencher os informes solicitados.
Entre os dados pedidos, é preciso repassar o nome completo, número de CPF e data de nascimento. O número de seu NIS também deverá ser consultado. Por fim, é só conformar a solicitação, criar uma senha de acesso e passar a usar os serviços sempre que quiser.
Quais atendimentos disponíveis?
O principal serviço e também o mais utilizado pelo app têm sido a solicitação do seguro desemprego. O trabalhador não precisa mais ir até uma agência do trabalho, tendo em vista que agora o procedimento vem sendo requerido online.
Basta anexar o comprovante de desligamento do contrato sem justa causa, informar o tempo de serviço e aguardar a análise. A resposta é concedida em até 30 dias e na sequência os pagamentos já são liberados.
Pelo app é possível também acompanhar todos os valores e datas de pagamento do abono salarial. Entender a quantia que vem sendo repassada para o FGTS e a previdência e ter acesso ao histórico completo da jornada de trabalho.