Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital?

Brasileiros passam a usar a carteira de trabalho digital pelo celular. Um dos principais efeitos do novo coronavírus tem sido a digitalização e uma série de serviços relacionados com o governo federal. No entanto, na hora de fazer o cadastramento é preciso ficar atento para não repassar os dados errados. Abaixo, saiba como fazer suas atualizações no app.

Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital? (Imagem: Google)
Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital? (Imagem: Google)

carteira de trabalho digital funciona como uma espécie de plataforma onde o cidadão consegue acessar todas as informações de seu histórico trabalhista.

Por meio dela é possível acompanhar benefícios como o PIS PASEP, FGTS e mais. Porém antes de mais nada é preciso se cadastrar.

Cadastro na carteira de trabalho digital

Para poder se conectar ao app o cidadão deve primeiro instalar a ferramenta em seu celular. Na sequência, ele deve preencher o formulário apresentado com os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado de nascimento

Depois de preencher todos os dados, será preciso ainda responder um questionário com cinco perguntas para a comprovação da identidade. Os questionamentos são referentes ao histórico de trabalho do cidadão e por fim será criada uma senha de acesso exclusivo.

Correções e atualizações

No caso de erros no cadastro, é preciso atualizar os dados acima. O procedimento é simples, basta selecionar a função de edição dos registros e corrigir o que estiver errado. No fim, basta confirmar a solicitação informando novamente a senha individual.

Sobre o app

A ferramenta foi elaborada para otimizar e facilitar as consultas sobre os benefícios trabalhistas. No entanto, ela não substitui a tradicional carteira de trabalho que ainda deve ser gerada pelo trabalhador.

Trata-se de um complemento para que o cidadão consiga fazer solicitações, como por exemplo o seguro desemprego, sem precisar ir até uma agência.

O procedimento é simples, basta selecionar a função com o nome do beneficio e preencher os dados necessários, depois é preciso aguardar pelo período de aprovação para que o governo avalie se o cidadão tem direito a concessão.

Para mais informações sobre esse e outros serviços da CLT online fique de olho em nosso portal. Por meio dele é possível ter acesso a tutoriais de uso, acompanhar os calendários de pagamentos e mais.

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.