Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital?

Brasileiros passam a usar a carteira de trabalho digital pelo celular. Um dos principais efeitos do novo coronavírus tem sido a digitalização e uma série de serviços relacionados com o governo federal. No entanto, na hora de fazer o cadastramento é preciso ficar atento para não repassar os dados errados. Abaixo, saiba como fazer suas atualizações no app.

Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital? (Imagem: Google)
Como corrigir dados errados na Carteira de Trabalho Digital? (Imagem: Google)

carteira de trabalho digital funciona como uma espécie de plataforma onde o cidadão consegue acessar todas as informações de seu histórico trabalhista.

Por meio dela é possível acompanhar benefícios como o PIS PASEP, FGTS e mais. Porém antes de mais nada é preciso se cadastrar.

Cadastro na carteira de trabalho digital

Para poder se conectar ao app o cidadão deve primeiro instalar a ferramenta em seu celular. Na sequência, ele deve preencher o formulário apresentado com os seguintes dados:

  • CPF;
  • Nome;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado de nascimento

Depois de preencher todos os dados, será preciso ainda responder um questionário com cinco perguntas para a comprovação da identidade. Os questionamentos são referentes ao histórico de trabalho do cidadão e por fim será criada uma senha de acesso exclusivo.

Correções e atualizações

No caso de erros no cadastro, é preciso atualizar os dados acima. O procedimento é simples, basta selecionar a função de edição dos registros e corrigir o que estiver errado. No fim, basta confirmar a solicitação informando novamente a senha individual.

Sobre o app

A ferramenta foi elaborada para otimizar e facilitar as consultas sobre os benefícios trabalhistas. No entanto, ela não substitui a tradicional carteira de trabalho que ainda deve ser gerada pelo trabalhador.

Trata-se de um complemento para que o cidadão consiga fazer solicitações, como por exemplo o seguro desemprego, sem precisar ir até uma agência.

O procedimento é simples, basta selecionar a função com o nome do beneficio e preencher os dados necessários, depois é preciso aguardar pelo período de aprovação para que o governo avalie se o cidadão tem direito a concessão.

Para mais informações sobre esse e outros serviços da CLT online fique de olho em nosso portal. Por meio dele é possível ter acesso a tutoriais de uso, acompanhar os calendários de pagamentos e mais.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.