IPTU 2021 RJ libera desconto para quem pagar NESTE banco

Termina hoje, 5, o prazo para que os contribuintes do Rio de Janeiro efetuem o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021. Porém, não são todos os bancos que aceitam o pagamento. Saiba abaixo onde pagar o tributo.

publicidade
IPTU 2021 RJ libera desconto para quem pagar NESTE banco
IPTU 2021 RJ libera desconto para quem pagar NESTE banco (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

Como dito acima, não são todos os bancos que aceitam o pagamento do IPTU. As instituições credenciadas para receber o IPTU são o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Banco de Brasília, Banco Original, Banco Mercantil do Brasil, Sicredi e Bancoob.

O pagamento também pode ser efetuado em cerca de 250 correspondentes bancários, como supermercados, lojas comerciais e farmácias. A lista na íntegra com todos os locais esta no portal da prefeitura.

publicidade

Quem efetuar o pagamento à vista tem um desconto de 7% no valor total. Mas quem preferir, pode parcelar o IPTU em até 10 vezes.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2021 a guia do tributo foi enviada em formato carta, com apenas uma folha, nas cores azul e branco, e com dois códigos de barras.

Do lado de fora, fica o código para o pagamento em cota única com desconto. E, do lado de dentro, o código da primeira das dez cotas para quem preferir pagar parcelado.

Quem optar pelo pagamento em parcelas, deve emitir as guias restantes no site carioca Digital. Também é possível pagar por débito automático, cadastrando-se no banco onde tenha conta corrente.

Como emitir os boletos do IPTU RJ 2021

  • Acesse a página do IPTU no Portal Carioca Digital clicando aqui
  • Insira o número de inscrição do imóvel, disponível em carnês do IPTU anteriores.

Para pagar em débito automático, o contribuinte deve efetuar o cadastro em seu banco e verificar a partir de qual cota o pagamento mensal das será efetuado por débito automático.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Os contribuintes que já realizaram o pagamento por débito automático em anos anteriores, continuam com esta opção continua válida para este ano.

Calendário RJ 2021

  • 1ª cota ou cota única – 05/02
  • 2ª cota – 05/03
  • 3ª cota – 08/04
  • 4ª cota – 07/05
  • 5ª cota – 08/06
  • 6ª cota – 07/07
  • 7ª cota – 06/08
  • 8ª cota – 08/09
  • 9ª cota – 07/10
  • 10ª cota – 08/11

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.