Moradores do Amapá ganham mais 60 dias de isenção na conta de luz

O Congresso Nacional prorrogou por mais 60 dias a Medida Provisória que isenta os amapaenses de pagar a conta de luz. A isenção na conta de luz é uma forma de amenizar os impactos gerados pela falta de energia elétrica durante o mês de novembro do ano passado.

Moradores do Amapá ganham mais 60 dias de isenção na conta de luz
Moradores do Amapá ganham mais 60 dias de isenção na conta de luz (Imagem: Reprodução/Google)

No dia 03 de novembro de 2020 aconteceu uma forte chuva na Zona Norte de Macapá, tendo como resultado um incêndio na subestação de energia da Isolux. Com isso, deixou 13 dos 16 municípios do estado do Amapá sem energia elétrica, ou seja, 90% da população foi afetada.

Esse incidente fez com que as linhas de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, que abastecem o estado, fossem desligadas de forma automática, afetando também o fornecimento de água tratada e internet.

As famílias e comerciantes sofreram por mais de 20 dias, chegando a ter falta de suprimentos nos mercados e aumento nos casos de assaltos em todo o estado do Amapá. O retorno da energia elétrica foi de forma gradual, sendo que no dia 08 de novembro foi estabelecido o sistema de rodízio, com alternância a cada 6h.

No dia 10 de novembro o rodízio passou para a alternância de 4 horas. Porém, no dia 17 de novembro o estado sofreu com outro blecaute, sendo a energia elétrica totalmente restabelecida no dia 24 de novembro.

Porém, mais uma vez, os moradores tiveram que enfrentar um novo apagão no dia 15 de janeiro. Os 13 estados, assim como aconteceu nas demais vezes, ficaram sem energia elétrica durante quatro horas.

O estado sofreu com três apagões em menos de dois meses, desde o incêndio. Diante disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobrou explicações da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), responsável pela subestação, e aplicou uma multa, no valor de R$ 3,6 milhões.

O governo estabeleceu medidas compensatórias, como a isenção da conta de luz. Ontem, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, assinou a prorrogação dessa medida provisória por mais 60 dias, sendo publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União.

Além disso, Pacheco também assinou a prorrogação da MP de abertura de crédito de R$ 80 milhões para o Ministério de Minas e Energia, visando proporcionar a concessionária responsável pela distribuição da energia no Amapá condições de bancar a despesa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.