Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025

Norte e Nordeste poderão ter conta de luz mais barata em 2021. Nessa semana, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que proíbe o aumento nas tarifas de energia até 2025. O texto vem sendo trabalhado desde o mês de setembro e solicita, entre outras coisas, transferências de recurso para esse setor.

Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025 (Imagem: Google)
Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025 (Imagem: Google)

Em tempos de crise econômica, qualquer corte nas despesas da população vem sendo fortemente celebrado. Para os moradores do Norte e Nordeste a conta de luz ficará com o valor mais em conta, tendo em vista a aprovação de uma MP que congela os reajustes.

O texto solicita ainda o fim de alguns subsídios destinados para as empresas elétricas de geração renovável, como parques eólicos e solares. Além disso, solicita uma transferência de recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que funciona como um fundo de encargos nas contas de luz para bancar a isenção da população de baixa renda.

Avaliação sobre corte da conta de luz

De acordo com analistas desse segmento, a proposta tende a ser positiva uma vez em que irá proporcionar tarifas menores para a população. Já no que diz respeito as empresas, o retorno não será não agradável, caso a concessão de subsídios seja ainda mais reajustada.

Assim que apresentada para o Ministério da Minas e Energia, a proposta teria um custo de R$ 4 bilhões por ao governo. No entanto, a pasta afirma ainda que o subsídio vem crescendo cerca de R$ 500 milhões no mesmo período de tempo.

A ideia do governo é que durante os próximos 12 meses seja criado um mecanismo alternativo para definir como serão reconfigurados os benefícios ambientais de cada fonte de energia. A proposta ainda deverá passar pela análise de demais representantes antes de ser definitivamente implementada.

Consumidor em alerta

Mesmo com a possibilidade de reajuste, os especialistas recomendam que a população permaneça em estado de alerta e reduza o consumo nas contas de luz.

Entre as alternativas para a diminuição da tarifa está a suspensão de aparelhos, como ar condicionado, chuveiro elétrico e mais. Caso você deseje acompanhar novas informações sobre a MP, fique de olho em nosso portal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.