Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025

Norte e Nordeste poderão ter conta de luz mais barata em 2021. Nessa semana, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que proíbe o aumento nas tarifas de energia até 2025. O texto vem sendo trabalhado desde o mês de setembro e solicita, entre outras coisas, transferências de recurso para esse setor.

Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025 (Imagem: Google)
Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025 (Imagem: Google)

Em tempos de crise econômica, qualquer corte nas despesas da população vem sendo fortemente celebrado. Para os moradores do Norte e Nordeste a conta de luz ficará com o valor mais em conta, tendo em vista a aprovação de uma MP que congela os reajustes.

O texto solicita ainda o fim de alguns subsídios destinados para as empresas elétricas de geração renovável, como parques eólicos e solares. Além disso, solicita uma transferência de recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que funciona como um fundo de encargos nas contas de luz para bancar a isenção da população de baixa renda.

Avaliação sobre corte da conta de luz

De acordo com analistas desse segmento, a proposta tende a ser positiva uma vez em que irá proporcionar tarifas menores para a população. Já no que diz respeito as empresas, o retorno não será não agradável, caso a concessão de subsídios seja ainda mais reajustada.

Assim que apresentada para o Ministério da Minas e Energia, a proposta teria um custo de R$ 4 bilhões por ao governo. No entanto, a pasta afirma ainda que o subsídio vem crescendo cerca de R$ 500 milhões no mesmo período de tempo.

A ideia do governo é que durante os próximos 12 meses seja criado um mecanismo alternativo para definir como serão reconfigurados os benefícios ambientais de cada fonte de energia. A proposta ainda deverá passar pela análise de demais representantes antes de ser definitivamente implementada.

Consumidor em alerta

Mesmo com a possibilidade de reajuste, os especialistas recomendam que a população permaneça em estado de alerta e reduza o consumo nas contas de luz.

Entre as alternativas para a diminuição da tarifa está a suspensão de aparelhos, como ar condicionado, chuveiro elétrico e mais. Caso você deseje acompanhar novas informações sobre a MP, fique de olho em nosso portal.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Norte e Nordeste poderão ser contemplados com redução na conta de luz até 2025

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA