Apagão no Amapá garante isenção da conta de luz para 185 mil moradores

Por conta do apagão no Amapá, 185 mil consumidores tiveram isenção da conta de luz entre os dias 26 de outubro e 24 de novembro. A decisão de conceder a suspensão da cobrança veio por meio da Medida Provisória 1010/2020, do Governo Federal.

Apagão no Amapá garante isenção da conta de luz para 185 mil moradores
Apagão no Amapá garante isenção da conta de luz para 185 mil moradores (Imagem: Rudja Santos/Amazônia Real)

A suspensão da com luz incluiu 13 municípios do Amapá. A decisão foi tomada para amenizar o problema causado pelo apagão entre os dias 3 e 24 de novembro.

Conforme informações da Agência de Energia Elétrica (Aneel) e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari não foram afetados pelo problema no estado.

Dentro deste período determinado pela Aneel, os consumidores que foram contemplados são das classes A (grandes consumidores) e B (baixa tensão). A quantia total chega a R$ 51 milhões. O governo havia autorizado a concessão da verba de até R$ 80 milhões para auxiliar na conta.

Isenção da conta de luz no Amapá

A Companhia de Eletricidade do Amapá informou que não proporcionará a isenção para o período anterior ao incluso na MP. A suspensão relacionada ao parcelamento e outras cobranças na fatura também não será concedida.

Por outro lado, quem já efetuou o pagamento da fatura durante o período de novembro, a companhia alegou que haverá conversão da quantia paga em crédito para a fatura de dezembro.

O contribuinte que quiser mais informações sobre a MP poderá procurar o atendimento da Companhia de Eletricidade do Amapá.

Há dois canais de comunicação para o contato. O consumidor poderá ter acesso às informações pelas agências da companhia — na Rede Super Fácil — ou pelo Call Center — por meio do número 116.

O apagão no Amapá

De acordo com a CEA, o apagão no Amapá prejudicou o fornecimento de energia para 85% da população no estado. A divulgação havia sido no dia 10 de novembro. Segundo indicado pela companhia, este corte afetou diretamente i faturamento e arrecadação.

Com isso, causou dificuldade para honrar os compromissos financeiros. As dificuldades foram relacionadas às obrigações setoriais e sobre outras despesas — com grande probabilidade de impacto negativo na qualidade do serviço oferecido.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Apagão no Amapá garante isenção da conta de luz para 185 mil moradores

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA