O aplicativo e site do Meu INSS permite que os segurados realizem o agendamento para atendimento presencial, podendo marcar dia e horário. Para isso, basta que o segurado tenha o cadastro ou o realize.
Os segurados que precisam de um atendimento presencial em uma das agências do INSS devem realizar o agendamento pelo portal Meu INSS. Também há a possibilidade de fazer o agendamento pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, de 7h às 22h.
A plataforma Meu INSS está disponível no site e no aplicativo. Essa ferramenta possui 90 serviços que podem ser feitos de forma online, ou seja, sem precisar comparecer a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Para o cadastro é necessário informar o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Após essa etapa basta realizar o login na plataforma. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
- Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
- Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
- Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
- Crie uma senha pessoal segura;
- Confirme os dados pessoais.
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Agendamentos e solicitações;
- Agendar perícia;
- Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
- Calendário de Pagamento;
- Encontre uma Agência;
- Verificar Autenticidade de Documentos;
- Simulador de aposentadoria;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
- Recurso e revisão;
- Extrato do imposto de renda;
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
- Extrato de empréstimos consignados;
- Declaração de Benefício do INSS;
- Resultado de Benefício por Incapacidade;
- Carta de Concessão;
- Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI).
Outra vantagem é que os segurados podem enviar documentos digitalizados, ou seja, escaneados ou fotografados através da Câmera do celular. Com isso, todo o processo pode ser realizado de forma online, sem precisar comparecer a uma unidade do Instituto.