TORITAMA, PE — O aplicativo e site do Meu INSS permite que os segurados realizem o agendamento para atendimento presencial, podendo marcar dia e horário. Para isso, basta que o segurado tenha o cadastro ou o realize.

Os segurados que precisam de um atendimento presencial em uma das agências do INSS devem realizar o agendamento pelo portal Meu INSS. Também há a possibilidade de fazer o agendamento pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, de 7h às 22h.
A plataforma Meu INSS está disponível no site e no aplicativo. Essa ferramenta possui 90 serviços que podem ser feitos de forma online, ou seja, sem precisar comparecer a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social.
Como se cadastrar no Meu INSS?
Para o cadastro é necessário informar o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. Após essa etapa basta realizar o login na plataforma. Veja abaixo o passo a passo:
- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
 - Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
 - Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
 - Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
 - Crie uma senha pessoal segura;
 - Confirme os dados pessoais.
 
Serviços disponíveis no Meu INSS
- Agendamentos e solicitações;
 - Agendar perícia;
 - Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
 - Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
 - Calendário de Pagamento;
 - Encontre uma Agência;
 - Verificar Autenticidade de Documentos;
 - Simulador de aposentadoria;
 - Salário maternidade;
 - Pensão por morte;
 - Auxílio-doença;
 - Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
 - Benefícios Assistenciais;
 - Certidão de tempo de contribuição;
 - Alterar local ou forma de pagamento;
 - Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
 - Solicitar pagamento de benefício não recebido;
 - Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
 - Recurso e revisão;
 - Extrato do imposto de renda;
 - Extrato de pagamento de benefícios;
 - Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
 - Extrato de empréstimos consignados;
 - Declaração de Benefício do INSS;
 - Resultado de Benefício por Incapacidade;
 - Carta de Concessão;
 - Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI).
 
Outra vantagem é que os segurados podem enviar documentos digitalizados, ou seja, escaneados ou fotografados através da Câmera do celular. Com isso, todo o processo pode ser realizado de forma online, sem precisar comparecer a uma unidade do Instituto.




